Brasil
Tendência

Os bastidores da arrepiante homenagem a Pelé no retorno do Santos à Vila Belmiro

A Santos TV publicou um vídeo em que traz, com detalhes, o belíssimo tributo feito ao Rei neste final de semana

O retorno do Santos à Vila Belmiro, neste final de semana, teve uma série de homenagens à altura de Pelé. Isso basta para dizer a grandeza do tributo elaborado pelos alvinegros, antes e durante a partida contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. O Rei foi onipresente em praticamente todos os atos ao redor do jogo, como será por todo o sempre para os santistas. Qualquer lembrança é justa e, ainda assim, insuficiente para dimensionar a importância do Atleta do Século.

Neste domingo, a Santos TV lançou um vídeo em que apresenta os bastidores da homenagem e da partida. Mostra diferentes instantes em que Pelé foi lembrado, desde a chegada à Vila Belmiro. Os jogadores do Santos se aqueceram com uma camiseta em referência a Pelé e usaram uniformes especiais durante a partida. A camisa inteira branca teve os patrocinadores apenas sombreados, para exaltar o escudo do clube e a fita de luto. Além disso, nas costas, todos os números traziam operações matemáticas que resultavam em 10 – somente o 10 de Soteldo foi mantido. Logo abaixo, agradecimentos ao Atleta do Século nas mais diferentes línguas.

A entrada em campo teve um show de luzes que deram um ar solene ao tributo. O gramado foi iluminado com a assinatura do Rei e outras imagens que lembravam Pelé. Já no círculo central, um trono gigante recebeu a coroa levada por antigos companheiros – Edu, Clodoaldo, Lima e Manoel Maria. Fotografias gigantes com imagens de Pelé na Seleção e no Santos, estendidas em campo, relembravam suas coroações. Já nas arquibancadas, um bandeirão representando o dia do Milésimo Gol surgiu. Balões brancos ganhavam os ares em lembrança aos gols do camisa 10.

Quando a bola rolou, a partida ainda seria paralisada no 10° minutos para que Pelé fosse aplaudido. Os torcedores exibiam cartazes com o número, enquanto bandeirões com a imagem do Rei tremulavam nas arquibancadas. Os gols no triunfo por 2 a 1, como tinha que ser, foram comemorados com socos no ar. Os jogadores ainda colocaram uma faixa na cabeça com a frase “Pelé Eterno”. Marcos Leonardo e Lucas Braga levarão para sempre a honra de terem marcado os tentos num duelo tão carregado de simbolismo. E os santistas, mais uma vez, merecem aplausos pela forma como tão sutilmente transformam a veneração ao Rei em homenagem.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo