Onde assistir aos jogos do Botafogo em São Paulo: conheça a Sampafogo
Fundada em 2016, grupo de torcedores do Botafogo se reúne no Bar Salvador, no bairro de Moema
Na cidade de São Paulo, um bar com o nome de uma capital nordestina virou ponto de referência para torcedores do Botafogo de todo o Brasil. É no Bar Salvador, no bairro de Moema, na Zona Centro-Sul do município, o local em que a “Sampafogo” se encontra para assistir aos jogos do Glorioso na capital paulista. E a decoração do lugar faz o botafoguense se sentir em casa.
Fundada em 2016, a Sampafogo reúne torcedores do Botafogo que moram ou estão de passagem por São Paulo. E, desde 2019, depois de passarem por alguns locais da cidade, o grupo fincou a bandeira do clube no Bar Salvador, que hoje tem parte do estabelecimento decorado com fotos, quadros, bandeiras, pôsteres e pinturas com referências ao Botafogo.
E tudo começou com um pequeno quadro pendurado na parede. Após o antigo bar em que os botafoguenses se reuniam fechar, um torcedor do grupo passou pelo número 1488 da Alameda dos Anapurus e viu um quadro com o escudo do Botafogo pendurado na parede de um bar.
O quadro e o bar pertencem ao Vicente, paulista de 70 anos, mas que passou parte da infância no Rio de Janeiro e se encantou pelo grande time do Botafogo nos anos 1960. Desde então, virou botafoguense. De volta a São Paulo, ele carregou o quadro com o escudo por todos os estabelecimentos que teve.
— Morei no Rio uma época, era moleque, fiquei até os 12 anos. Foi quando eu conheci o Botafogo. Que era O Botafogo. Eu tenho 70 anos. Eu peguei o Botafogo no auge. Até os anos 70 ele foi pi**. Aí, em todos os bares que eu tive, restaurante, bar, açougue, tudo, eu tinha sempre o escudo do Botafogo — disse Vicente Itri à Trivela.
Como foi a customização do bar da Sampafogo
Apesar de frequentarem o Bar Salvador desde 2019, o local só ficou com a cara do Nilton Santos em julho de 2023. Isso porque, por um contrato com uma cervejaria, o lugar precisaria ter as cores de uma das marcas de bebida. Mas a Sampafogo insistiu e, assim que o acordo com a cervejaria foi encerrado, o “seu Vicente”, como é conhecido, liberou a nova decoração do bar.
— A gente está aqui desde 2019. Tinha uma parte que não era customizada e depois, em julho do ano passado, a gente conseguiu convencer o Vicente a fazer toda essa customização. A gente fez um andar inteiro, a reforma, adesivagem, pintura, televisão… A gente conseguiu fazer tudo isso, que cada vez mais vem atraindo pessoas do país inteiro — afirmou Carlos Dias, da Sampafogo, à Trivela.
Essa customização do bar também só foi possível com a ajuda de muitos botafoguenses. O próprio grupo levantou o dinheiro para fazer a reforma do local. Agora, com a cara do Botafogo, o bar tem atraído cada vez mais torcedores.
— A gente tem um grupo muito grande, cerca de 700 pessoas no WhatsApp, mais de 15 mil seguidores nas redes sociais. Para chegar nesse montante para reformar o bar, fizemos uma rifa e algumas pessoas também doaram alguns valores — disse Carlos.
— Tem pessoas que descem em Congonhas, vem conhecer o bar, e depois vão para o seu destino. Pessoas quem vem a trabalho também. Acabou virando um ponto de referência bem legal aqui em São Paulo — completou o torcedor do Botafogo, que, assim como Vicente, também é paulista.
E o Bar Salvador, de fato, virou uma referência para os botafoguenses. De acordo com Carlos, o lugar já chegou a receber cerca de 200 torcedores para acompanhar os jogos do clube. Inclusive, fechando a rua que fica em frente ao bar.
– O Botafogo é uma torcida nacional. Como viajo para todos os lugares, conheço outros pontos iguais a esse que a gente tem aqui em São Paulo. Mas como o jogo em São Paulo é muito perto do Rio, vem muita gente do Rio, tem muito torcedor que viaja para vir para cá. Então aqui acaba sendo talvez o ponto mais conhecido. E a galera sempre que vem aqui é muito bem recebida pela torcida que mora em São Paulo, tem muitos cariocas, mas também tem muitos paulistas, torcedores botafoguenses também de outros estados que vieram trabalhar aqui em São Paulo – disse Pedro Henrique, torcedor do Botafogo conhecido como Pedro Dep e responsável pela canal “Setor Visitante”.
Informações sobre o Bar Savaldor, casa da Sampafogo
- Endereço: Alameda dos Anapurus, 1488, Moema, São Paulo – SP
- CEP: 04087-004
- Telefone: (11) 3586-4294
- Avaliações: 4,4 (Google) e 4,5 (TripAdvisor)