Brasil
Tendência

O primeiro já foi: António Oliveira é demitido do Coritiba após derrota na estreia do Brasileirão

O português foi eliminado nas quartas de final do Paranaense, se complicou na Copa do Brasil e estava há seis jogos sem vencer

Tradição do Campeonato Brasileiro, já tivemos a primeira demissão de técnico na edição 2023. Após seis jogos sem vitória, com eliminação nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Cascavel e uma pesada derrota para o Flamengo na estreia do principal torneio da temporada, o português António Oliveira foi mandado embora. O auxiliar Leomir de Souza comandará a equipe interinamente até a escolha de um novo comandante permanente.

Oliveira foi contratado pelo Coritiba no fim do ano passado para substituir Guto Ferreira, que conduziu o clube durante o segundo semestre de 2022 e conseguiu evitar o rebaixamento à Série B. Foi o segundo trabalho do português no Paraná. O ex-auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos havia treinado o Athletico Paranaense por cerca de seis meses em 2021, quando Paulo Autuori passou a se dedicar exclusivamente às funções de diretor técnico.

A passagem pelo Furacão também terminou com uma eliminação para o Cascavel, na semifinal do Paranaense daquele ano. Depois de trabalhar no time B do Benfica, Oliveira assumiu o Cuiabá no último mês de junho e conseguiu evitar a queda no Brasileirão. Sua partida final pelo clube do Mato Grosso foi justamente uma vitória por 2 a 1 sobre o Coxa.

É um ano importante para o Coritiba, que negocia para se tornar Sociedade Anônima (SAF) e teve o seu mercado de maior investimento. Oliveira não entregou excelentes resultados, com apenas sete vitórias, sete empates e três derrotas. Depois de eliminar o Criciúma nos pênaltis pela Copa do Brasil, teve quase um mês para treinar, mas não retornou na ponta dos cascos. Empatou por 3 a 3 em casa com o Sport, pelo mesmo torneio, e foi facilmente batido pelo Flamengo.

Ano passado, dois técnicos foram demitidos depois da primeira rodada: Alberto Valentim, do Athletico Paranaense, e Marquinhos Santos, do América Mineiro. Alexander Medina deixou o Internacional naquela mesma semana, mas após empatar com o Guaireña, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana. Segundo um levantamento da ESPN, na história do Brasileirão por pontos corridos, Oliveira é o quinto comandante que cai após a estreia.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo