Brasil

O Palmeiras brada sua força com Ricardo Goulart, um reforço cirúrgico para elevar o patamar do time

Em comparação a outros clubes brasileiros, o Palmeiras vinha morno no atual mercado de transferências. Trouxe uma porção de peças para a sua rotação e confirmou a permanência de outros jogadores importantes que já estavam no elenco. Ainda assim, não havia chegado um novo nome para ser imprescindível entre os titulares. Para deixar a impressão que, de fato, o time de Luiz Felipe Scolari subia de patamar. E depois que janeiro fervilhou com outros negócios entre os rivais, os palmeirenses entraram com o pé na porta. Ricardo Goulart já era um flerte antigo e, depois que viera à Academia em outubro para se tratar de uma lesão no joelho, se abria ao romance. O namoro se intensificou nos últimos dias, até que nesta terça-feira o clube oferecesse a notícia que os torcedores palestrinos tanto aguardavam: o atacante é novo reforço da equipe. Aquele para se colocar como uma peça imprescindível e que, de fato, eleva o nível dos atuais campeões brasileiros.

Aos 27 anos, Ricardo Goulart defendeu o Guangzhou Evergrande durante as quatro últimas temporadas. Depois de fazer história com o Cruzeiro no Brasileirão, também viveu bons momentos no Campeonato Chinês. Tricampeão nacional e duas vezes eleito o melhor da liga, acumulou 71 gols e 42 assistências em 104 partidas pela Super League – média superior a um tento produzido por jogo. Além disso, ganhou tarimba na Liga dos Campeões da Ásia, com 25 gols e 5 assistências em 38 aparições. Ergueu a taça continental em 2015, apontado como o melhor do torneio, participando ainda do Mundial de Clubes naquele ano. E depois de marcar seu nome na potência local, volta com ambições grandes ao Brasil.

O reencontro com Felipão pode ajudar. O treinador trabalhou com Ricardo Goulart em seus tempos no Guangzhou Evergrande e teve no brasileiro um de seus protagonistas. Saber como utilizar o novo reforço da melhor maneira não será um problema ao comandante, assim como o atacante está aclimatado aos métodos de trabalho do veterano. A chance de trabalhar outra vez com o campeão do mundo, aliás, influenciou a escolha de Goulart na transferência. E será uma peça para potencializar ainda mais este Palmeiras – mesmo pesando a lesão no joelho que o tirou dos gramados durante o último semestre e o levou ao centro cirúrgico.

A principal virtude de Ricardo Goulart no Allianz Parque será a sua capacidade para se adaptar a diferentes situações no ataque. Há quem o veja como um homem para atuar como referência na linha de frente, superando as desconfianças dos palestrinos com Deyverson e Borja. Porém, analisando a função em que mais rendeu na carreira, ele pode se associar muito bem com Deyverson, Borja ou mesmo com o novato Arthur. A própria comissão técnica vê o novo contratado como uma opção para a meia central. Um “camisa 10” que chega bastante à área e define com a qualidade de um artilheiro. Assim é que Goulart acumulou gols na carreira.

A mobilidade de Ricardo Goulart se une ao faro de gol e tende a ser letal no estilo de jogo alviverde, mais direto em suas ações. O estrago que Goulart fazia no Cruzeiro, em uma filosofia de jogo parecida à palestrina por sua verticalidade, garante tal empolgação com aquilo que o reforço agrega. Mesmo aqueles que atuam pelos lados do campo podem se aproveitar as características do novo companheiro, em especial Dudu e Willian. Também são jogadores que atacam os espaços e podem se alternar nos avanços para romper as defesas adversárias, sem que isso prejudique o empenho da voluntariosa trinca sem a bola.

Independentemente do modo como Ricardo Goulart atuará no Palmeiras, é um jogador que oferece qualidades singulares ao time do Palmeiras. Sua postura agressiva se diferencia de outros jogadores que podem atuar centralizados como meias, mais cadenciadores, da mesma forma que ele contribui com mais técnica que os centroavantes atuais. A falta de vitrine no Campeonato Chinês pode deixar a alguns uma incógnita sobre a sua forma recente, mas nem de longe isso é problema. O amadurecimento de seu futebol é inegável desde os tempos de Cruzeiro e o Palmeiras providencia um ambiente mais que favorável para voltar a ser protagonista no Brasil. Não seria exagero colocá-lo desde já como candidato a um retorno à seleção brasileira.

Resta ao Palmeiras o “bom problema” de contar com outro jogador excelente para encaixar às suas rotações, em meio à maratona de competições em 2019. Até por alguns reforços pontuais trazidos nesta janela, o enorme elenco palestrino se torna um pouco mais inchado. De qualquer forma, Ricardo Goulart chega já com prioridade não só de ser utilizado nas principais partidas, como também de moldar o setor ofensivo ao seu redor. Parece um negócio cirúrgico, perfeito a um time que vislumbra aumentar o seu patamar nesta temporada.

E o melhor é que, do ponto de vista financeiro, Ricardo Goulart não significa nenhuma loucura às contas abastadas do Palmeiras. O atacante chega por empréstimo gratuito, com opção de compra ao final de um ano. A Crefisa não se envolveu na transferência. Segundo informações do PVC, o reforço aceitou se adaptar ao teto salarial do clube e os alviverdes desembolsarão R$600 mil por mês, com o Guangzhou Evergrande completando parte de seus vencimentos. Pesaram os serviços prestados no futebol chinês, assim como o desejo do jogador em buscar novas conquistas no Brasil. Agora, ficam as expectativas rumo à estreia prevista para março, aguardando a recuperação total da lesão no joelho. Vontade não será um problema ao novato.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!