Interminável, Marcos Rocha abre temporada como líder em fundamento e assegura espaço no Palmeiras
Marcos Rocha segue fazendo história no Palmeiras e, em ótima forma, mantém espaço e titularidade com Abel

Na vitória do Palmeiras sobre o Ituano, na quinta-feira (8), pelo Campeonato Paulista, Marcos Rocha deu mais uma assistência. Foi dele o passe para Rony fazer 2 a 0 e garantir a vitória.
Com esse passe, o lateral direito de 35 anos chegou a quatro assistências e oito passes decisivos em cinco jogos – quatro deles como titular.
Com esse número, Rocha se tornou o jogador com mais assistências em 2024 dentre todos os atletas de equipes de Série A do Campeonato Brasileiro. A tendência é que os números de Rocha cresçam no ano.
O veterano deve retomar seu lugar de titular na lateral-direita devido a uma lesão de Mayke na coxa direita. O Palmeiras não informou quanto tempo Mayke deve ficar fora de combate. Mas, pelo que Abel disse na entrevista coletiva após o jogo com o Ituano, não deve se tratar de algo simples.
Desse modo, Marcos Rocha, um dos jogadores mais queridos por Abel no elenco, permanece com alto teor de importância no Palmeiras.
Crescimento no fim do ano passado
A temporada de 2023 poderia ter entrado como marco triste na história do veterano Marcos Rocha. Em último ano de contrato com o Palmeiras, o lateral perdeu a posição para Mayke. Mas o camisa 2 deu a volta por cima e foi fundamental na reta final do ano. De quebra, ainda renovou o contrato.
Na arrancada que levou o Palmeiras à conquista do Campeonato Brasileiro, Rocha apareceu oficialmente numa posição em que Abel Ferreira o escalava só na construção das jogadas: como zagueiro.
Segundo a Trivela apurou com fontes do clube, Marcos Rocha seguiu no clube por pedido expresso de Abel. O que faz com que ele, já detentor de vários números relevantes, caminhe para conquistar outros recordes.
Recordes pelo Palmeiras
Rocha chegou ao Palmeiras em 2018 e logo se sagrou campeão brasileiro. Ao longo de seis temporadas, foi somando títulos e números que o colocaram entre os jogadores mais longevos e vencedores da História alviverde.
Marcas que ele tem grandes chances de bater se de fato seguir na equipe em 2024, sua sétima com a camisa do Palmeiras. Veja abaixo os números que Rocha já soma e os que está perto de superar no clube:
- 10 títulos: Copas Libertadores de 2020 e 2021; Campeonatos Brasileiros de 2018 e 2022; Copa do Brasil de 2020, Recopa Sul-Americana de 2022, Supercopa do Brasil de 2023, Campeonatos Paulistas de 2020, 2022 e 2023
- 4º jogador com mais títulos pelo Palmeiras na História, com 11 – ao lado de Weverton, Gómez e Mayke
- Um dos 21 jogadores que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras (atuando em ao menos um jogo em cada competição) – os outros são os goleiros Weverton e Velloso; os zagueiros Luan, Gómez, Cleber e Vitor Hugo; o lateral Mayke; os meio-campistas Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Felipe Melo, Lucas Lima e Zinho; e os atacantes Dudu, Rony, Wesley, Gabriel Veron e Willian.
- 1º jogador com mais finais pelo Palmeiras, com 13
- 42º jogador com mais jogos pelo Palmeiras, com 282
- 5º jogador com mais jogos pelo Palmeiras no século
- 3º jogador no elenco com mais assistências, com 35
- 4º com mais partidas pelo clube no elenco, com 282 – atrás de Gustavo Gómez, com 284, Weverton
- 6º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras neste século: 165 – atrás de Zé Rafael, com 167
- 7º lateral com mais vitórias pelo Palmeiras na história: 165 – atrás de Ferrari, com 169.
- 5º jogador com mais partidas na história do Allianz Parque: 124 – atrás de Gustavo Gómez, com 125