Morre, aos 92 anos, o ícone do jornalismo esportivo Léo Batista
Com mais de 70 anos de carreira, Léo Batista vai deixar a sua "voz marcante" na memória dos torcedores brasileiros

Morreu, neste domingo (19), aos 92 anos, o jornalista Léo Batista. Ícone do jornalismo esportivo brasileiro, João Baptista Belinaso Neto, marcou gerações de torcedores com a sua “voz marcante” e deixou um legado no mundo esporte da comunicação.
Léo Batista estava internado desde o começo da semana na UTI do Hospital Rios D'Or. Ele estava com tumor no pâncreas e a situação se agravou na última sexta-feira (17), com um quadro de desidratação e dor abdominal.
Natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, Léo Batista teve mais de 70 anos de carreira, entre as funções de locutor, radialista e apresentador. No começo dos anos 1950, se mudou para o Rio de Janeiro para começar a trabalhar na Rádio Globo, iniciando a carreira de sucesso nacional.
Desde a década de 1970, trabalhava na TV Globo. Ele era um dos funcionários mais antigos do grupo. Ao longo dos anos, Léo Batista participou da cobertura de 13 Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo. Ele também narrou lutas de boxe e corridas de Fórmula 1.
Léo Batista não se limitou ao esporte. Ele também apresentou o Jornal Nacional e foi um dos primeiros apresentadores do Jornal Hoje, ambos da TV Globo.
Mas foi no esporte que “a voz marcante de Léo Batista” ficou na memória do torcedor. Além de apresentar o Globo Esporte e o Esporte Espetacular, ele apresentou os gols das rodadas do fim de semana no Fantástico e chegou a ter um “bloco esportivo” no Jornal Nacional.

Léo Batista era torcedor do Botafogo
Léo Batista nunca escondeu a sua paixão pelo Botafogo. Sócio do Glorioso desde 1992, ele cobriu o primeiro jogo de Garrincha pelo clube, em 1953.
Em 2019, quando completou 86 anos, Léo Batista foi homenageado pelo Botafogo e passou a dar nome a uma das cabines de TV do Estádio Nilton Santos.
HOMENAGEM A LEO BATISTA! Cabine no Estádio Nilton Santos é batizada com o nome do grande jornalista e botafoguense, que também ganhou uma camisa personalizada do presidente Nelson Mufarrej! Valeu, Leo, você merece! 👏🏼 pic.twitter.com/XoLXdm4dBd
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 21, 2019