Brasil

Jorginho no Flamengo: Os trunfos do Rubro-Negro para fechar com o volante do Arsenal

Clube carioca inicia contatos e tenta a contratação do ítalo-brasileiro, reserva de Arteta nos Gunners

Após fechar com Juninho, o Flamengo tenta viabilizar sua segunda contratação para temporada 2025: trata-se de Jorginho, volante do Arsenal. A informação foi divulgada primeiramente pelo “ge”.

O jogador de 33 anos tem contrato com o clube inglês até junho de 2025, mas é reserva e não vem sendo muito utilizado pelo técnico Mikel Arteta. A ideia do Rubro-Negro é contratá-lo sem custos.

As conversas estão em andamento, e a tendência é que o Flamengo faça uma proposta ao ítalo-brasileiro nos próximos dias.

Abaixo, a Trivela destaca os trunfos do clube da Gávea na negociação.

Jorginho vê com bons olhos um retorno ao Brasil

Jorginho defende o Arsenal desde janeiro de 2023
Jorginho defende o Arsenal desde janeiro de 2023 (Foto: Imago)

Nascido em Imbituba, Santa Catarina, Jorginho nunca atuou profissionalmente no Brasil. Descoberto pelo Hellas Verona, que desembolsou 35 mil euros para levá-lo à Itália em 2007, o volante tem a carreira toda desenvolvida na Europa.

Apesar do sucesso no velho continente, Jorginho vem em baixa no Arsenal e vê com bons olhos um retorno ao Brasil. Na última semana, o ítalo-brasileiro foi oferecido ao Palmeiras que, até o momento, não abriu negociação.

Segundo a “ESPN”, no futebol brasileiro, Jorginho só aceita defender Flamengo ou Palmeiras, clubes que ostentam poderio financeiro e rivalizaram pelos principais títulos nos últimos anos. Ambos estão garantidos no Super Mundial de Clubes 2025.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Flamengo acena com três anos de contrato

José Boto, diretor técnico de futebol do Flamengo
José Boto, diretor técnico de futebol do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Um dos fatores que mais chamou a atenção de Jorginho nas conversas iniciais com o Flamengo foi o tempo de contrato. O Rubro-Negro acenou com uma proposta de três anos de vínculo.

Na Europa, dificilmente algum clube irá propor três temporadas para um jogador de 33 anos.

Pelo fato de ter vínculo com o Arsenal até o meio de 2025, Jorginho está livre para assinar um pré-contrato. O Flamengo, no entanto, quer o volante para agora.

A contratação só irá acontecer se o ítalo-brasileiro conseguir a liberação junto aos Gunners. Caso contrário, o Mais Querido não pretende esperar para tê-lo em julho.

O clube carioca adota otimismo e aposta na boa relação do jogador com o Arsenal para conseguir a liberação sem custos. Na atual temporada, ele tem 18 jogos disputados, sendo apenas 10 como titular.

Apreço de Filipe Luís e peça-chave no ‘novo' Flamengo

Filipe Luís, técnico do Flamengo
Filipe Luís, técnico do Flamengo (Foto: Imago)

Conterrâneo de Jorginho, Filipe Luís, natural de Jaraguá do Sul (Santa Catarina), gosta muito do futebol do volante. O técnico rubro-negro, inclusive, já conversou com o jogador para explicar a relevância que ele teria em seu esquema tático.

Além do apreço de Filipe, o ítalo-brasileiro chegaria ao Flamengo para ser uma das peças mais importantes do novo projeto rubro-negro, sob a gestão do presidente Bap e do diretor de futebol José Boto.

A experiência e carreira internacional de sucesso são fatores que pesaram para a escolha de Jorginho pela diretoria flamenguista.

Foram cinco boas temporadas no Napoli até chegar ao Chelsea, onde viveu seu melhor momento. Naturalizado italiano, o volante se sagrou campeão da Champions League pelos Blues, e da Eurocopa pela Itália, em 2021.

No mesmo ano, Jorginho foi eleito o melhor jogador da temporada pela Uefa e ficou em terceiro na votação da Bola de Ouro, atrás de Lionel Messi (vencedor) e Robert Lewandowski.

O que justifica o interesse do Flamengo em Jorginho?

Jorginho em ação pelo Arsenal
Jorginho em ação pelo Arsenal (Foto: Imago)

Depois de preencher o espaço deixado por Gabigol — ao acertar com Juninho — o Flamengo coloca a contratação de um volante como prioridade no mercado. Afinal, Erick Pulgar não deve continuar no time em 2025.

Importante no meio-campo rubro-negro, o chileno tem contrato até o final de 2025 e não deseja renová-lo.

Caso chegue a um acordo com Jorginho, o Flamengo receberia um jogador para lá de interessante.

Com o passar dos anos, o ítalo-brasileiro se tornou um volante de controle de jogo, atuando perto da defesa para iniciar as jogadas e dar ritmo ao time — acelerando ou reduzindo a velocidade.

Ótimo passe, lançamento acima da média e visão de jogo diferenciada. Jorginho é um verdadeiro construtor, que muito agregaria ao Flamengo de Filipe Luís.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo