‘Eu me sinto como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil’, diz Jorge Jesus
Ídolo do Flamengo, o técnico Jorge Jesus se comparou a colonizador português ao falar sobre sua possível influência no futebol brasileiro

O técnico Jorge Jesus, do Al-Hilal, comparou-se com o navegador e colonizador Pedro Álvares Cabral ao falar sobre sua possível influência no futebol brasileiro.
Nesta sexta-feira (24), em entrevista dada ao “GE”, o português se gabou ao falar de como o seu trabalho no Flamengo, em 2019, pode ter mudado o rumo do futebol brasileiro e ter aberto portas para mais treinadores lusitanos, citando Abel Ferreira e Artur Jorge.
Além disso, Jorge Jesus, que recentemente também criticou publicamente Neymar, também afirmou que os técnicos portugueses são os melhores do mundo.
— Sinto que deixamos um legado para que os outros treinadores portugueses, como Abel e Artur Jorge, tivessem a continuidade dessa ideia de jogo. Isso fez com que três treinadores portugueses no espaço de cinco anos ganhassem — disse Jorge Jesus ao “GE”.
— Eu me sinto como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil, onde foi confirmado e justificado. O treinador português é o melhor treinador do mundo — completou Jorge Jesus.
Possível influência no futebol brasileiro
Para Jorge Jesus, a sua vitoriosa e histórica passagem pelo Flamengo, entre 2019 e 2020, com os títulos da Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro, influenciou a forma como os clubes brasileiros atuam. De acordo com o treinador, só o talento dos jogadores não é suficiente para se vencer.
— Sim, a minha passagem obrigou o futebol brasileiro e o próprio treinador a olhar o jogo de outra maneira. Quando chegamos, o futebol era muito de posição, de pouca pressão. Hoje, não, eles já sabem o que é fazer pressão alta. Esse foi um dos componentes do jogo que fizeram mudar o futebol brasileiro, porque a qualidade que o jogador tem continua, o talento continua todo lá, mas no futebol só o talento não ganha jogos hoje em dia — disse Jorge Jesus.
— O talento com a qualidade do trabalho é o que ganha títulos e jogos. Hoje, as grandes equipes do Brasil estão indo por essa mudança, como na Europa — completou o técnico português.

Jorge Jesus critica ‘marketing' do futebol do Brasil
Jorge Jesus também falou sobre o momento do futebol brasileiro. O português elogiou alguns aspectos e disse que os campeonatos locais poderiam ser melhor vendidos para o mercado internacional.
— O futebol brasileiro, que devia fazer uma publicidade, um marketing, não conseguiu fazer. O futebol brasileiro é dos mais ricos do mundo, uma coisa impressionante. Qualidade, cenários com torcedores como em poucos países do mundo, estádios já com muita qualidade, e o produto não é bem vendido. Deveria ser de outra maneira. Há campeonatos na Europa que não têm essa qualidade e conseguem vender — finalizou Jorge Jesus.