Brasil

Preciso na bola parada, Ituano elimina o Fluminense e avança à terceira fase da Copinha

Com três gols de bola parada no primeiro tempo, o Ituano derrotou o Fluminense e se classificou para terceira fase da Copa São Paulo

O Internacional não foi o único pentacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior a ser eliminado precocemente nesta sexta-feira (12). No Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos, o Ituano derrotou o Fluminense por 3 a 2 e garantiu a classificação para terceira fase do torneio sub-20. Vencedor da competição em 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989, o Tricolor Carioca se despediu com o amargo gosto de ter sofrido três gols de bola parada no primeiro tempo.

O grande nome da vitória do Galo de Itu foi Aluísio. Com muita qualidade para bater na bola, o camisa 5 deu as assistências para os gols de Felipe Fonseca e Matheus Rocha em cobranças de escanteio e iniciou a jogada do gol de Vinícius Poz, que abriu o placar, ao cruzar na área em cobrança de falta. Pelo lado do Fluminense, Kelwin chegou a empatar na primeira etapa com um belo chute de fora da área, enquanto Luis Freitas diminuiu de falta no segundo tempo.

Na terceira fase da Copinha, o Ituano enfrentará o vencedor do duelo entre Criciúma e São-Carlense, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira. A data da partida ainda não foi divulgada. Em busca do título inédito, o Rubro-Negro do interior paulista igualou sua melhor campanha no torneio ao chegar nas quartas de final na edição de 2023.

Ituano abre boa vantagem na bola parada

O Fluminense até foi melhor com a bola rolando e criou boas chances, como no chute travado de Kelwin aos cinco minutos após contra-ataque puxado por João Lourenço, mas o Ituano construiu uma boa vantagem no primeiro tempo a partir da bola parada de Aluísio. Aos 12 minutos, o camisa 5 levantou na área em cobrança de falta pela esquerda e viu o zagueiro Vinícius Poz completar para a rede em sua segunda tentativa de finalização, já que acabou furando na primeira e deu sorte em ficar com a sobra depois de um bate rebate.

O Tricolor Carioca conseguiu se recuperar rapidamente e buscar o empate aos 16 minutos com Kelwin, que recebeu de Julio Fidelis na entrada da área, bateu de primeira no ângulo direito de Vitor Henrique. O Flu, no entanto, voltou a ser superado pelo Galo de Itu na bola parada em pouco tempo. Aos 33, Aluísio cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo na segunda trave, onde Felipe Fonseca subiu sozinho para aproveitar o vacilo do goleiro Álvaro e cabecear na direção do gol aberto.

A vantagem do Ituano ficaria ainda melhor antes do intervalo. Após nova cobrança de escanteio de Aluísio pela esquerda, Matheus Rocha desviou de cabeça na primeira trave, acabou com qualquer chance de Álvaro tocar na bola e deixou o placar em 3 a 1 para a equipe do interior paulista.

Flu muda até goleiro no intervalo e diminui, mas Ituano se classifica

O técnico Caio Couto promoveu quatro mudanças no Fluminense durante o intervalo, incluindo uma troca de goleiro. Álvaro deu lugar para Antônio Carlos, mas o arqueiro não foi exigido na segunda etapa. O Ituano se fechou e tentou administrar a vantagem de dois gols, enquanto o Tricolor partiu para o ataque na tentativa de evitar uma precoce eliminação na Copinha.

Apesar de ter dominado o segundo tempo, o Flu demorou para diminuir o placar e perdeu boas oportunidades. Luiz Freitas arriscou de fora da área aos oito minutos e levou perigo tirando tinta da trave esquerda de Vitor Henrique. Aos 22, foi a vez de Loiola mandar para fora em cabeçada depois de cobrança de escanteio de Riquelme.

Foi justamente na bola parada em que tanto sofreu que o Fluminense encontrou novamente o caminho da rede. Aos 27 minutos, Luiz Freitas cobrou falta por fora da barreira e acertou o canto inferior direito de Luiz Henrique, que mesmo se esticando todo não conseguiu tocar na bola.

No fim da partida, ambas as equipes tiveram uma última chance de mudar o placar. A primeira foi do Fluminense, com Isaque fazendo linda jogada e ficando frente a frente com Luiz Henrique, mas finalizando em cima do goleiro. Já a segunda foi do Ituano, com Matheus Conceição acertando grande sequência de dribles após fingir que seguraria a bola no escanteio, mas Léo Jance cortou em cima da linha. Com isso, o 3 a 2 persistiu até o final e garantiu a classificação do Galo de Itu.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo