Brasil

Quais são os jogadores do Internacional para ficar de olho na Copinha 2024?

Em busca do sexto título, Internacional está no Grupo 12 da Copa São Paulo de Futebol Jr, que inicia no próximo dia 3

Falta pouco para começar a Copa São Paulo de Futebol Jr. Segundo maior campeão, ao lado do Fluminense, o Internacional busca o sexto título após ter sido eliminado nas oitavas de final da edição de 2023 para o Fluminense. Mais do que isso, lapidar jogadores que possam ser aproveitados no time profissional, o que vem deixando a desejar no clube nos últimos anos.

Por isso, a Trivela lista aqui as principais promessas coloradas que disputarão a Copinha a partir da próxima quarta-feira (3), às 17h15min. O Colorado está no Grupo 12, com sede em Jaú, e estreia contra o Santa Cruz de Riachuelo/SP. No sábado (6), às 21h45min, enfrenta o Velo Clube/SP, e fecha a primeira fase contra os donos da casa do XV de Jaú, na terça-feira (9).

O técnico João Miguel inscreveu 30 jogadores para o torneio. A maioria deles (11) são 2005: ou seja, completarão 19 anos em 2024. Cinco são nascidos em 2003, que é a geração limite; cinco também são 2004, assim como 2006; e, por fim, quatro são 2007 — ainda serão Sub-17 em 2024.

Geração 2007 é a mais promissora do Internacional, e já marca presença na Copinha

Curiosamente, a safra de 2007, a mais nova de jogadores do Inter inscritos na Copinha, é considerada a mais promissora do Celeiro de Ases atualmente. Os quatro jogadores dessa geração que estarão no torneio são o zagueiro Evertow, o lateral esquerdo Kauã Barbosa e os meias Yago Noal e Gabriel Carvalho.

— Em termos de qualidade individual, sim [é a geração mais promissora]. Não, significa que não existem outros ótimos jogadores em outras, mas em termos de maior quantidade, acho que essa categoria é uma categoria muito boa […]. A ideia não é necessariamente que todo mundo jogue como titular, mas sim que eles já venham tendo a experiência de uma competição importante — conta Felipe Oliveira, diretor geral da base colorada, à Trivela.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Gabriel Carvalho e Yago Noal: os talentosos meias da geração 2007

No entanto, quem deve ser titular é o meia Gabriel Carvalho. Destaque do Inter no último Campeonato Brasileiro Sub-17, em que marcou 10 gols em 23 jogos, ele é apontado por muitos como maior talento do Celeiro de Ases atualmente. Além de elogiá-lo, Felipe opina sobre onde entende que o garoto de 16 anos rende melhor.

— É um jogador que é muito inteligente jogando, muita qualidade técnica. Produz muito mais resultados jogando no meio de campo. Às vezes ele joga no ataque também. Mas na minha visão, pelo menos, ele tem resultado melhor no meio de campo, onde ele tem mais espaço. É um jogador de força física também. Um jogador que tem tudo para jogar pelo Inter — destaca o dirigente.

Outro joia desta geração é Yago Noal. Também meia, ele sofreu muito com as lesões nas duas últimas temporadas. Por conta disso, em 2023, por exemplo, disputou apenas duas partidas pelo Campeonato Brasileiro Sub-17.

João Dalla Corte é o único jogador que já estreou no profissional

Da geração 2006 vem o único jogador colorado nesta Copinha que já estreou pelo profissional. É João Dalla Corte, que é zagueiro, mas, canhoto, foi utilizado pelo técnico Eduardo Coudet como lateral esquerdo na derrota por 4 a 3 do Inter para o Coritiba, no último Campeonato Brasileiro. Apesar de ter cometido um pênalti na ocasião, é visto como promissor pelo boa técnica e precocidade.

Jhonatan Kauan e Ricardo Mathias são as esperanças de gols

Outros nomes destacados por Felipe como referências do elenco colorado na Copinha são o meio-campista Gustavo Prado (2005), e, ofensivamente, os atacantes Jhonatan Kauan (2004) e Ricardo Mathias (2006).

Jhonatan Kauan é atacante de velocidade. Mas não necessariamente joga pelo lado, até porque, assim como o profissional, com Coudet, João Miguel utiliza bastante o 4-1-3-2, com dupla de ataque, como plataforma tática.

Já Ricardo Mathias é centroavante. Destaca-se, além da força física, pela frieza nas conclusões. Em 2023, ele marcou 12 gols em 15 jogos pelo Sub-17 e seis gols em 13 partidas pelo Sub-20.

Filho de Fernandão tem última oportunidade na base do Internacional

Quem também compõe o elenco é Enzo, filho de Fernandão, eterno ídolo colorado. Atacante de origem, ele passou a atuar como segundo volante recentemente. Como nasceu em 2003, e por consequência fará 21 anos, tem possivelmente sua última chance para mostrar que pode jogar no profissional do clube assim como o pai.

Jogadores do Internacional inscritos na Copa São Paulo de Futebol Jr.

  • Goleiros: Kauan, Diego, Gabriel Raulino e Thiago;
  • Zagueiros: Eduardo, Luan, Evertow e João Dalla Corte;
  • Laterais: Ítalo, Valentin, Kauã Barbosa e Lucas Ferreira;
  • Volantes: João Marcelo, Lukayan e Moretti;
  • Meias: Allex, Anderson, Ariel, Gabriel Carvalho, Gustavo Prado, Vinicius Cortês e Yago Noal;
  • Atacantes: Adriel, Enzo, Henrique, Pedro Henrique, Ricardo Mathias, Riquelmy, Jhonatan Kauan e Vinicius Souza.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo