Internacional dá show no primeiro tempo, vence o Brasil e garante classificação antecipada no Gauchão
Com grande atuação principalmente no primeiro tempo, Internacional venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 e garantiu classificação antecipada para as quartas de final do Campeonato Gaúcho

Com uma grande atuação, principalmente no primeiro tempo, o Internacional não teve dificuldades para vencer o Brasil de Pelotas, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (14), pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Gabriel Biteco (contra), Enner Valencia e Lucas Alario marcaram os gols colorados, todos na primeira etapa. No segundo tempo, Marcinho descontou para o Xavante.
Com a terceira vitória consecutiva, o Inter segue na liderança do Gauchão, agora com 19 pontos. De quebra, é o primeiro time a garantir classificação antecipada para as quartas de final. Já o Brasil, mesmo com a derrota, continua na quarta colocação, mas pode perder o posto para o Caxias, que joga na quinta-feira (15) contra o São José.
Formações de Internacional e Brasil
Sem Coudet, suspenso após ser expulso na vitória sobre o São José, o Internacional foi comandado pelo auxiliar Lucho González. Mesmo com o retorno de Maurício da Seleção Brasileira que disputou o Pré-Olímpico, Bruno Henrique seguiu como titular na meia direita, com Alan Patrick centralizado. A novidade ficou por conta da presença de Lucas Alario no ataque, ao lado de Enner Valencia. O 4-3-1-2, o Colorado iniciou com Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick; Enner Valencia e Alario.
? Inter confirmado! ? pic.twitter.com/hTvpLWGDSz
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 14, 2024
Já no Brasil, o técnico Fabiano Daitx tentou reforçar a marcação no meio de campo com um tripé de volantes, composto por Maicky, Anderson Recife e Marcinho. No 4-1-4-1, o Xavante começou com Gabriel; Gabriel Biteco, Zé Pedro, Bruno Reis e Jefinho; Maicky; Yander, Marcinho, Anderson Recife e Robinho; JP Bardales.
BRASIL ESCALADO! ???#INTxBRA#GAUCHÃO2024 pic.twitter.com/iRYP5I1sdS
— GE Brasil (@GEBrasilOficial) February 14, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dominante, Internacional faz 3 a 0 já no primeiro tempo
Como esperado, o Inter jogou no campo do Brasil desde o primeiro minuto de jogo. Com um futebol intenso e envolvente, de aproximação, troca de passes e um perde-pressiona muito efetivo, as chances não demoraram a aparecer para o colorado. Aos quatro minutos, após Alan Patrick ser derrubado perto da meia-lua da grande área, Aránguiz tentou chute colocado na cobrança da falta, mas mandou sobre o gol.
O Inter abriu o placar já aos oito minutos, em gol contra de Biteco. Após passe em profundidade de Bruno Henrique, Bustos cruzou rasteiro para a pequena área. Ao tentar afastar, o lateral direito do Brasil, formado na base do Grêmio, pegou mal na bola e mandou em direção ao próprio patrimônio.
#INTxBRA 1-0 | 1T | 8' – Gabriel Biteco marca contra após cruzamento de Fabrício Bustos!
CLUBE DO POVO NA FRENTE!
?????, ??? ?????!
? https://t.co/nuW2tV5j5C ?? pic.twitter.com/NHuy0318EH
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 15, 2024
Apesar do gol, o Inter não diminuiu o ímpeto. Pelo contrário. Um minuto depois, Bruno Henrique cruzou da intermediária, e Alario cabeceou para defesa de Gabriel, que encaixou. Aos 14, o goleiro do Brasil errou ao tentar saída de bola curta no tiro de meta. Wanderson rolou para Alan Patrick, que chutou rasteiro, à esquerda do gol. Dois minutos depois, Bustos pressionou e conseguiu retomar a bola no campo de ataque. Da direita da grande área, Alan Patrick cruzou na segunda trave, e Enner Valencia mandou para as redes para ampliar.
??? https://t.co/vvquR8mPl2 pic.twitter.com/x774CwAJs6
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 15, 2024
O Inter mantinha a rotação alta, e o Brasil, acuado, não conseguia passar do meio de campo. Aos 24, Wanderson concluiu de perna esquerda, da entrada da área, e Gabriel espalmou. A vitória colorada já virou goleada aos 36. Brunp Henrique deu belo lançamento para Wanderson, que escorou para Alario chegar batendo de primeira, no canto direito, para marcar seu primeiro gol pelo clube.
? https://t.co/TlnWI0e99y pic.twitter.com/CSRgFuQRNK
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) February 15, 2024
Logo após o terceiro gol colorado, o Brasil perdeu Robinho, lesionado. Matheus Marques entrou em seu lugar, como lateral esquerdo, e Jefinho foi adiantado para a ponta pelo mesmo lado. A primeira finalização xavante veio somente aos 43 minutos, mas sem perigo, em tentativa de JP Bardales, que isolou. Aos 44, com liberdade para avançar, Vitão arriscou de longe. O chute saiu forte e rasante, mas no meio do gol. Gabriel encaixou.
O Brasil voltou do intervalo com mudança no comando do ataque: saiu JP Bardales, entrou Jhonas. Mas a tônica do jogo seguiu a mesma no segundo tempo. Logo com um minuto, Bustos cruzou da direita, Alario desviou de cabeça e Valencia, sozinho, mas em posição de impedimento, perdeu chance incrível. Aos três, o cruzamento veio da esquerda, de Wanderson. Gabriel afastou de soco e se chocou com Valencia. No rebote, Alario, de cabeça, mandou por cima do gol vazio.
O Inter também teve oportunidades em lances de bola parada. Aos 12 e aos 14, respectivamente, Mercado e Wanderson tentaram de cabeça, respectivamente. Depois de falta erguida na área por Alan Patrick, o zagueiro argentino desviou torto, sem direção. Já o atacante cabeceou para o chão, após cobrança de escanteio curta e cruzamento de Aránguiz. Para não se complicar, Gabriel deu um tapa pela linha de fundo. Aos 18, Alan Patrick chutou colocado em cobrança de falta, por cima do gol.
Aos 20, após o Inter retomar mais uma bola no campo de ataque, Renê cruzou da intermediária e Valencia cabeceou com perigo, perto da trave esquerda de Gabriel. Depois dessa chance, Lucho González promoveu três trocas de uma vez no Colorado. Rômulo, Maurício e Bruno Henrique entraram nos lugares de Bruno Henrique, Wanderson e Alario. Aránguiz foi adiantado para meia central, e Alan Patrick para o ataque.
Totalmente recuado, o Brasil conseguiu colocar Anthoni para trabalhar em rara escapada aos 25. Marcinho foi lançado em profundidade e desviou de cabeça. O goleiro colorado caiu para espalmar, e Bustos afastou na sequência.
Aos 29, Hyoran roubou a bola próximo à entrada da área e tentou chute colocado. A bola passou à esquerda do gol. Aos 32, Valencia cruzou da esquerda, a defesa do Brasil cortou parcialmente, e Alan Patrick chutou de canhota, sobre o gol.
Com a entrada de Lucca no lugar de Bustos, Rômulo foi improvisado na lateral direita. Com o desgaste, e sem a mesma concentração, o Inter deu brecha para o Brasil crescer na reta final. Aos 39, Vini Charopem, que entrou no decorrer do segundo tempo, arrancou pela direita e bateu cruzado. Anthoni deu rebote, e Marcinho aproveitou para descontar para o Xavante. Dois minutos depois, quase saiu o segundo. Em contra-ataque, novamente pela direita, nas costas de Renê, Vini Charopem chutou cruzado, Anthoni espalmou, mas dessa vez a conclusão de Jefinho, no rebote, não foi das melhores.
Os lances praticamente consecutivos levaram Lucho González a tomar providência e colocar Gabriel no lugar do desgastado Aránguiz. E o Inter teve oportunidades de marcar o quarto gol. Aos 43, após erro na saída de bola do Brasil, Hyoran bateu colocado, com categoria, próximo do ângulo direito. Aos 46, no lado direito da grande área, a bola sobrou para Maurício, que chutou por cima. Aos 48, Alan Patrick tentou deixar o seu, mas Gabriel espalmou.