‘Parecia um veterano’: treinador que revelou Hulk lembra estreia contra o Fluminense há 20 anos
Há 20 anos, Hélio dos Anjos dava primeira oportunidade a Hulk contra o Fluminense, mesmo adversário do jogo 900 da carreira do atacante
O atacante Hulk vai completar exatos 900 jogos como profissional nesta quarta-feira (18), quando entra em campo contra o Fluminense, pelas quartas da Libertadores, no Maracanã.
Há exatos 20 anos, ele estreou como profissional contra o mesmo adversário, depois de chamar atenção de Hélio dos Anjos, que relembrou o período com o atacante.
Foi em 9 de setembro de 2004 que Hulk entrou em campo pela primeira vez como profissional. Vestindo a camisa do Vitória, ele enfrentou o Fluminense, no Barradão. Quem deu a ele essa oportunidade foi o técnico Hélio do Anjos, que, em entrevista à Trivela, relembrou da primeira vez que o viu jogar.
— Foi em uma terça-feira (que o vi treinar). Eu cheguei na segunda e pedi um grupo da base para treinar com o profissional. Eles mandaram o Sub-17, porque o Sub-20 tinha compromisso. Fazendo o treino, me chamou atenção a diferença dele — iniciou Hélio.
O treinador destacou que o futebol baiano sempre gostou muito de jogadores leves, de mais mobilidade, e o ataque do Vitória naquela época não era diferente, não à toa tinha Edilson Capetinha como destaque.
Mas o ataque Rubro-Negro não estava em boa fase, e o treinador buscava algo diferente para tentar melhorar a fase ofensiva, e viu em Hulk, depois dele se destacar nos treinamentos, essa possibilidade.
— Estávamos em um momento de muita dificuldade no ataque, e ele teve uma reação boa treinando comigo. Nos treinos ele se soltou, parecia um veterano. Bem mais humilde, calado, na dele, mas, com a bola, me deu toda a confiança de usá-lo. Minha opção foi dar força para o sistema ofensivo do Vitória — explicou Hélio.
Hulk seguro na estreia
Hélio dos Anjos não deixou de destacar como Hulk sempre foi forte mentalmente, mesmo quando era só um garoto tímido, de poucas falas. Na estreia como profissional, o treinador disse que sentiu total confiança no atacante.
— Contra o Fluminense, me lembro bem que ele entrou com uma naturalidade muito grande. Sempre foi um jogador quieto e calado, mas de muita imposição no aspecto emocional, de você ver que ele está forte mentalmente e seguro. Não demonstrou em momento algum estar inseguro — afirmou o treinador.
Hulk jogou poucos minutos daquele jogo, que terminou com vitória do Fluminense por 3 a 2. Depois, foi titular em uma partida contra o Internacional. Hélio acabou demitido pouco depois e Hulk foi negociado com o futebol japonês.
‘O maior presente pra mim é ele fazer a carreira que fez’
Hélio dos Anjos se orgulha muito de ter sido o primeiro a oportunizar Hulk, mas confessa que não imaginava que o jogador fosse construir uma carreira tão vitoriosa como construiu.
— Eu não imaginava que ele fosse tão longe, mas que seria um jogador de muita qualidade. Ele tinha as referências boas e já chamava atenção. O maior presente pra mim é ele fazer a carreira que fez. Isso é tudo mérito dele — destacou.
O treinador destacou que não é fácil um jogador como ele, tão jovem, deixar o Brasil rumo a segunda divisão do Japão e conseguir trilhar uma caminhada tão vitoriosa, principalmente mantendo o auge aos 38 anos.
— Que Deus ilumine ele para fazer mais uns dois ou três anos da forma que ele vem fazendo. É o presente deles para todos — Hélio dos Anjos sobre Hulk
Hulk também não imaginava tanto sucesso na carreira
Não é só Hélio dos Anjos que não imaginava que, 20 anos depois da primeira oportunidade como profissional, Hulk teria uma carreira tão consolidada e ainda estaria no auge, como um dos melhores do futebol brasileiro. O próprio atacante também não sonhava com isso.
— Nem nos meus melhores sonhos eu imaginava isso. Por isso sou muito grato a Deus por tudo que aconteceu na minha vida. Vivo momentos e situações que nunca sonhei, principalmente aqui no futebol brasileiro. Desde minha chegada aqui em 2021 venho vivenciando momentos especiais que vão ficar marcados na minha vida, não só futebolística como pessoal — disse o camisa 7 do Atlético.
Hulk destacou ainda o quanto é especial para ele reencontrar o Fluminense 20 anos depois em um jogo decisivo de Libertadores.
— Sempre sonhei em ser jogador profissional, e tive a oportunidade de realizar esse sonho. Hoje, poder reencontrar o Fluminense, em uma quartas de Libertadores, no Maracanã, no estádio mais histórico do mundo… Pra mim é tudo muito especial — destacou o atacante.
Publicado por @alecshmsVer no Threads
Números da carreira de Hulk
- Jogos: 899 (804 oficiais)
- Gols: 478 (417 oficiais)
- Títulos: 24 títulos
Dados: Agência Felleger