Brasil

Grêmio marca golaço em nova campanha contra o racismo

O Grêmio divulgou um vídeo nesta segunda-feira com uma campanha contra o racismo no futebol. Jogadores do tricolor gaúcho deram declarações contra o racismo e Zé Roberto e Matheus Biteco, negros, falaram sobre a sua experiência de vida quando foram vítimas desse preconceito racial. O clube convoca os torcedores para uma campanha que diz que todos gremista é preto, branco e azul, que são as cores do time.

A resolução da Fifa foi decidida no congresso em maio e passará a adotar medidas mais duras contra o racismo. os clubes e torcedores poderão ser punidos por episódios racistas, em duas escalas. Para uma primeira ofensa ou uma ofensa menor, se aplicará como sanção uma advertência, uma multa e/ou jogar a partida a portas fechadas. Para uma segunda ofensa ou incidentes graves, se aplicará sanções como perda de pontos, expulsão de uma competição ou rebaixamento.

O vídeo do Grêmio é uma boa medida, que precisa ser aplicada sempre. Não há mais espaço para torcedores racistas, que fazem xingamentos com conteúdo racial em nome de uma suposta brincadeira, de rivalidade. Não dá para aceitar mais isso. A começar pelo próprio clube na contratação e no trato de funcionários, até os próprios torcedores dentro dos estádios.

Veja o vídeo da campanha do Grêmio:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo