BrasilBrasileirão Série A

Kannemann dá recado sobre Suárez antes da semi: ‘Quem jogar precisa dar a vida’

Grêmio põe Kannemann e Bruno Uvini para falar na véspera da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, e Suárez é novamente assunto no clube

Os zagueiros Kannemann e Bruno Uvini concederam entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25), no CT Luiz Carvalho, para projetar o confronto diante do Flamengo, pela Copa do Brasil. Os dois defensores comentaram também a situação de Suárez.  O argentino ainda aprovou a contratação de Luan, fazendo elogios ao meia-atacante.

Grêmio e Flamengo se enfrentam na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor espera abrir vantagem para defender a classificação na partida de volta, dia 16 de agosto, no Maracanã.

+ LEIA MAIS: Grêmio sabe que decisão é decisão, e por isso Suárez deve ser titular

Concentração e entrega máxima contra o Flamengo

Kannemann e Bruno Uvini salientaram as dificuldades da partida e a necessidade de o Grêmio ter foco elevado. O argentino também valorizou o time estar de volta a uma semifinal de Copa do Brasil.

— Jogo bom de jogar. Semifinal. É bom o Grêmio estar nessa fase, com jogos decisivos e importantes. Vamos tratar de fazer o melhor, seguir as orientações do professor e fazer um bom jogo amanhã. Eu sei que o Gerson está fora, mas eles têm um timaço. Temos que cuidar de todos. Vamos dar o máximo dentro de campo.

O histórico recente dos enfrentamentos do Grêmio com o Flamengo é negativo. O Tricolor não obteve bons resultados contra os cariocas nos últimos anos. Apesar disso, para Kannemann, os jogos deste ano não terão uma rivalidade especial.

— Eu jogo todos jogos igual, não adianta ganhar todos os anteriores e perder o próximo. Não adiantaria perder todos os anteriores e ganhar o próximo. Não importa o rival, temos que nos entregar ao máximo, com concentração. Não vamos desistir.

Kannemann foi o melhor em campo na vitória do Grêmio contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão (Foto: Iconsport)

Bruno Uvini destacou a postura da equipe em todos os jogos para projetar empenho total diante do Flamengo. O defensor também usou os confrontos diante do Bahia, na fase anterior da Copa do Brasil, como exemplo de dedicação do plantel até o final para conseguir a classificação.

— A gente comenta sempre aqui que não tem jogo fácil. Contra qualquer adversário, é necessário estar no máximo de concentração e questão técnica. Com o costume de jogar tantos jogos difíceis, você fica sempre alerta. Vamos dar o máximo. Sempre assim. Sabemos que todos os companheiros jogarão assim também.

— Um clássico do futebol brasileiro. Dois times que sempre chegam às finais de competições grandes. Essa situação do copero é uma brincadeira séria, pois é uma maneira de encarar os desafios e vem funcionando. Uma maneira de entrega e de acreditar até o fim. Foi assim contra o Bahia e vamos encarar assim contra o Flamengo.

Bruno Uvini virou titular do Grêmio com o esquema de três zagueiros (Lucas Uebel/Grêmio)

Suárez vai jogar contra o Flamengo?

O uruguaio deve ser escalado. Treinando normalmente, o atacante ficou fora diante do Atlético-MG, pelo Brasileirão, no final de semana, mas deve atuar diante do Flamengo. O argentino, questionado sobre o tema, desconversou.

— Teria que perguntar pra ele. Somos vice-líderes e estamos na semifinal. Não importa quem entrar em campo. Quem jogar precisa dar a vida.

Bruno Uvini também preferiu não entrar em detalhes, mas valorizou a qualidade do elenco e principalmente a vontade de outros jogadores de estarem em campo ajudando a equipe no confronto decisivo.

— Questão muito pessoal. Tem que perguntar pra ele. A gente acompanha igual vocês acompanham. Seria deselegante ficar perguntando para ele todos os dias. Quem entrar vai lutar e nos ajudar. Quem tiver oportunidade de vestir essa camisa, tem que dar tudo.

— O Suárez é um grande jogador, fora da normalidade do futebol. Ele agrega pra qualquer equipe. Mas temos um grupo muito preparado e que está querendo jogar. Se não for ele, vai ser outro. Tem muita gente com fome de jogar, muita gente séria, querendo ajudar. Quem for escalado, vai dar o melhor para nos ajudar.

Suárez deve atuar diante do Flamengo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Como marcar o Flamengo?

Um dos principais desafios do Grêmio na partida diante do Flamengo será marcar poderoso ataque do clube carioca. O técnico Jorge Sampaoli deve confirmar Gabriel, Bruno Henrique, Arrascaeta e Everton Ribeiro como quarteto ofensivo titular na partida. O zagueiro Bruno Uvini projetou a disputa.

— A gente compete de igual pra igual. Temos um time cascudo. Pessoal comenta que o nosso time é chato de jogar contra. Estamos preparados. Esse tipo de jogo decisivo é decidido em detalhe e esperamos conseguir um bom resultado tanto aqui quanto lá no jogo de volta.

— Não se prepara de forma específica em um jogador, mas no setor ofensivo deles. Claro que por conhecer a gente já sabe como jogam. Temos que saber a questão do treinador adversário, a maneira que jogam e se posicionam. Isso o CDD [Central de Dados Digitais] nos passa, pois fazem um trabalho excelente aqui no clube.

+ LEIA MAIS: Grêmio prepara anúncio de Luan, avança por atacante e bate o pé por Suárez

Kannemann aprova retorno de Luan ao Grêmio

O zagueiro argentino afirmou não saber se a contratação de Luan já era oficial e chegou a questionar durante a entrevista coletiva Antônio Brum, vice-presidente de futebol, se a chegada do meia-atacante já estava confirmada. A resposta do dirigente foi negativa. Ainda assim, Kannemann elogiou o Rei da América de 2017.

— Gosto muito dele, dentro e fora de campo. Um guri que joga lá na frente e a gente corre por ele lá atrás, pois ele merece isso. Eu nunca sei as notícias oficiais. Se ele chegar, vamos ajudar ele a dar o melhor.

Grêmio terá reforços no time

Além de Suárez, que deve ser confirmado na equipe, o técnico Renato Portaluppi ganha também o retorno de Villasanti. O volante está recuperado de desconforto muscular. No banco de reservas, recuperado de quadro gripal, o jovem Cuiabano também reforça a delegação para o confronto.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo