Brasil

Novo canal de esportes vai transmitir jogo de CR7, mas não concorre com TV

GOAT, que terá Antonio Tabet, transmitirá amistosos de pré-temporada de clubes europeus e do Al Nassr. Mesmo ramo da Cazé TV é uma possibilidade

Um novo canal de esportes chegou ao mercado brasileiro. Mas não é na TV por assinatura, muito menos na TV aberta, que exige concessão pública. Será um canal digital, basicamente nas redes sociais. O GOAT, referência à sigla Greatest Of All Times, terá Antonio Tabet, do canal Porta dos Fundos, como um dos seus nomes e será oficialmente lançado no dia 25 de julho, segundo publicou a Folha de S. Paulo.

O canal promete fazer transmissões de jogos, mas calma que não é um novo player no mercado, como se diz. Não a princípio, ao menos.

O canal estará disponível em plataformas que são gratuitas, Youtube, TikTok, Twitch, Instagram e Facebook. A ideia do canal é ter conteúdos e programas produzidos por profissionais do mercado de esportes. A principal atração nesse lançamento será a transmissão de jogos amistosos de pré-temporada envolvendo clubes europeus e o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo.

Times grandes europeus serão a primeira atração

O primeiro jogo já será uma atração interessante para quem gosta de futebol: o amistoso entre Paris Saint-Germain, que ainda tem as estrelas Kylian Mbappé e Neymar, contra o Al Nassr, justamente de Cristiano Ronaldo. O jogo será às 7h20 da manhã, no horário de Brasília.

Será o primeiro, porque nos dias seguintes, 26, 27, 28, 29 de julho e no dia 1º de agosto, times como o Manchester City, Bayern de Munique e Inter de Milão também terão jogos transmitidos. Os jogos serão sempre no início da manhã porque é parte de uma turnê no Japão que os clubes estão fazendo. Os jogos serão na noite japonesa, o que significa pela manhã no horário de Brasília.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Transmissões do canal GOAT nos próximos dias:

Terça, 25 de julho – 07h20
Paris Saint-Germain x Al Nassr (exclusivo)

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo em ação pelo Al Nassr (Foto: Divulgação)

Quarta, 26 de julho – 07h30
Bayern de Munique x Manchester City

Quinta, 27 de julho – 07h20
Inter de Milão x Al Nassr (exclusivo)

Sexta, 28 de julho – 07h20
Paris Saint-Germain x Cerezo Osaka (exclusivo)

Sábado, 29 de julho – 07h00
Bayern de Munique x Kawasaki Frontale

Terça, 1º de agosto – 07h20
Paris Saint-Germain x Inter de Milão (exclusivo)

Novo concorrente por direitos de transmissão? Não é bem assim…

O canal GOAT chegar com transmissões de times importantes faz com que alguns possam imaginar que será um concorrente por direitos de transmissão, mas não é o caso. O exemplo da Cazé TV, canal do criador de conteúdo Casimiro para transmissões esportivas, recebeu diversos direitos nos últimos meses, como da Copa do Mundo, dos jogos do Athletico-PR no Brasileirão, Campeonato Carioca e agora da Copa do Mundo Feminina. Isso significa que a Cazé TV é uma concorrente por direitos? Não, e explicamos.

Casimiro
Cazé TV, de Casimiro Miguel, transmitiu a Copa do Mundo masculina 2022 (Foto: Reprodução)

Segundo Edgar Diniz, fundador e sócio da Livemode, a empresa que é responsável por gerenciar os negócios do canal do Casimiro, diz que a Cazé TV não é uma concorrente por direitos de transmissão contra emissoras, como a Globo, Sportv, ESPN, TNT ou Paramount+, por exemplo. Segundo ele, a Cazé TV não entrará na disputa por direitos de transmissão. O executivo da Livemode contou como surgiu a ideia da Cazé TV e que não houve compra de direitos de transmissão — e mais: a ideia não é essa.

“O nascimento da Cazé TV talvez seja menos interessante do que a realidade pode parecer. Não foi um grande plano para lançar a Cazé TV, foi pela necessidade da Fifa (em explorar os direitos de transmissão da Copa do Mundo Masculina 2022, não exclusivos), e aí vimos uma oportunidade, a partir do que vínhamos fazendo com o Athletico (que transmite seus jogos em casa como PPV com Casimiro), mas expandindo para o Youtube. Casimiro estava muito concentrado na Twitch para qualquer conteúdo ao vivo”, afirmou Edgar Diniz ao podcast Dinheiro em Jogo, do jornalista Rodrigo Capelo, no ge.globo.

Quando perguntado sobre a ideia que se criou, especialmente nas redes sociais, que Casimiro tinha chegado para derrotar a Globo, ele rapidamente refutou. “Nenhuma hipótese. Não era o objetivo dele e menos ainda o nosso”, disse o executivo da Livemode.

“Na verdade, a gente olha para as audiências que a Globo teve com a Copa do Mundo, em todas as plataformas, audiências excepcionais, não houve nenhum tipo de derrota. Certamente você tem algum público que era mais próximo do Casimiro que assistiu lá, mas boa parte das pessoas que assistiram lá, e olhamos pela demografia e em diversos aspectos, era gente até que em alguns aspectos que gostava menos de futebol e estava lá assistindo de uma forma diferente”, continuou.

Era o que a gente falou: tentarmos competir com a Globo, com a mesma transmissão, com o que a Globo faz de melhor, com a qualidade das transmissões da Globo… A gente acha que é um erro quando Band, SBT, Record tentam transmitir eventos junto com a Globo, tentar competir com a Globo no jogo da Globo é praticamente impossível. Então oferecemos uma alternativa diferente, bem humorada, com aquela galera lá quase que assistindo com os amigos o jogo era uma alternativa complementar.”

“Quando a gente olha para as audiências, para a gente é muito claro que é um complemento que aumenta o tamanho do mercado — e totalmente incomparáveis os tamanhos, Globo com Casimiro —, mas ele aumenta e cria uma alternativa legal, divertida, que não tem nenhuma ambição nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã de competir com a Globo em nenhum aspecto”, diz ainda Diniz.

“A vocação da Cazé TV e o projeto da Livemode com o Casimiro na Cazé TV ele não contempla a Cazé TV entrando na disputa por direitos. Então, esse acho que é um ponto importante. A gente acha que a Cazé TV, assim como a solução OTT (Over The Top, ou sob demanda, como falamos no Brasil) em streaming é uma solução de monetização para clientes para quem faça sentido naquele momento”, disse.

Promover o evento, não concorrer por direitos

A ideia, segundo o Edgar Diniz, era uma plataforma de ativação para os patrocinadores e divulgação de todos os jogos estariam no FIFA+, plataforma da própria entidade. Além disso, ainda segundo ele, foi uma forma de levar uma audiência jovem para a Fifa, um desafio de qualquer transmissão atualmente, incluindo de esportes.

O que a Livemode fez foi levar os direitos de transmissão para ter mais visibilidade. O modelo de negócio mais comum é que os direitos sejam cedidos em troca de dividir toda a publicidade que entra a partir da transmissão. A Livemode tem feito isso com outras entidades esportivas, como o próprio COB, com modalidades que não teriam espaço na programação de TV.

O canal GOAT deve entrar no mesmo ramo. A ideia não é concorrer por direitos. Muitos desses amistosos de pré-temporada não teriam transmissão alguma. São direitos que estão soltos e não geram qualquer receita e nem visibilidade. A ideia, então, é entregar esses direitos a parceiros estratégicos, como a Fifa fez com a Cazé TV, via Livemode, e como a IMG, dona dos direitos desse tour de clubes europeus no Japão, fez com a GOAT.

Portanto, não é de se esperar que o canal GOAT, tal qual a Cazé TV, seja uma plataforma usada nesse sentido. Não é uma concorrente dos direitos de transmissão dos principais nomes do mercado, mas é um concorrente pelo espaço que a Cazé TV ocupa. Evidentemente, com outra cara, possivelmente com públicos ligeiramente diferentes, mas um mesmo modelo de funcionamento.

Quase sempre, o modelo de negócio nesses casos é o chamado revenue share, que é justamente dividir as receitas que entram no produto, como patrocínios ou propagandas como um todo. É o modelo que a OneFootball, app de futebol alemão que opera no Brasil há alguns anos, usa na transmissão da Bundesliga no Brasil, por exemplo.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo