Brasil

‘O Gerson ir para o Zenit é menos problemático que o Luiz Henrique’

Volante do Flamengo tem negociações avançadas com clube russo e pode deixar a Gávea após o Mundial

Gerson pode deixar o Flamengo após o Mundial de Clubes. A diretoria rubro-negra está ciente das conversas avançadas do volante com o Zenit, e sabe também que o clube pretende pagar a multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões na cotação atual) para tirar o Coringa da Gávea.

Assim que a notícia dessa possível transferência ao futebol russo foi veiculada, o seguinte debate passou a ser levantado: jogando em um mercado tão isolado e peculiar, Gerson não perderá espaço na seleção brasileira? Para Andrey Raychtock, sim.

O colunista da Trivela, no entanto, pondera sobre a autoavaliação e plano de carreira do volante flamenguista. Andrey acredita que, se Gerson realmente for para o Zenit, ele fará isso sabendo dos “riscos” que passará a correr na Seleção. A idade (28 anos) e a enorme valorização financeira, na visão do jornalista, pesam muito nesse caso.

— É bobagem achar que não impacta na convocação. Até porque a Rússia não é só um mercado secundário, mas um mercado secundário que não joga competições europeias. O que dificulta muito a observação do Gerson em grandes jogos. Mas será que isso (ida para o Zenit) não faz parte de uma autoavaliação dele em relação ao futuro dentro do projeto da Seleção?

— O jogador tem que pensar em uma carreira que dura 20 anos, 20 e poucos anos no máximo. E será que não parte também de falar “bom, eu estou na Seleção agora, mas eu não me vejo fazendo parte a longo prazo da Seleção desse cara, então talvez eu garanta aqui qualquer ambição financeira que posso ter” — prosseguiu Andrey durante o Trivela FC desta terça-feira (10), programa semanal do site no YouTube.

Gerson pode virar companheiro de Luiz Henrique no Zenit

Comprado por 35 milhões de euros, Luiz Henrique chegou ao Zenit em janeiro desse ano, após conquistar os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro com o Botafogo. Alvo também de Fiorentina, Lyon e de clubes da Premier League na ocasião, o atacante de 24 anos optou pelo acerto com o gigante russo — e recebeu críticas por isso.

Sobre a escolha do jovem, Andrey julga ser mais “problemática” que uma possível ida de Gerson para a Rússia. Em sua justificativa, o colunista cita a diferença de idade e o momento de carreira dos dois.

— É diferente do Luiz Henrique (caso Gerson). Vamos supor que o Luiz Henrique tenha ido para o Zenit por uma opção de carreira. Para ele, é mais problemático, porque ele é um jovem em ascensão que ainda não viveu o seu auge, e ir para o Zenit significa uma ruptura com uma trajetória ascendente.

No caso do Gerson, por mais que ele seja um dos craques de um dos maiores clubes do Brasil, ele tem 28 anos. Então, existem jogadores ali pedindo passagem. Não muitos, é verdade. O Brasil não vive uma grande fartura de jogadores na posição do Gerson, mas acho que talvez essa ida para o Zenit seja parte de uma autoavaliação de futuro. De achar que “cara, eu estou agora na Seleção, mas não acredito que vou ter espaço no futuro, então talvez seja melhor eu pegar essa proposta financeiramente boa para mim e sair daqui”. Acho que é menos problemático do que o caso do Luiz Henrique, pensando só em carreira e futebol.

O programa Trivela FC vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h (horário de Brasília), com transmissão pelo YouTube e pelo perfil oficial do site no X (antigo Twitter). Agora sob o comando de Eduardo Deconto, a atração conta com a presença fixa dos colunistas Tim Vickery e Andrey Raychtock, que trazem análises e histórias sobre os temas mais interessantes do mundo do futebol.

Caso perca algum programa, todas as edições estão disponíveis no canal da Trivela no YouTube. Se inscreva!

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo