Brasil

Gabriel Sara: Como ele tem jogado e qual é o seu papel na seleção brasileira?

Uma das novidades da convocação de Carlo Ancelotti, meia do Galatasaray se destaca pela versatilidade

Para os amistosos contra França e Croácia, Carlo Ancelotti promoveu algumas novidades em sua convocação na seleção brasileira. Entre os estreantes está Gabriel Sara, que vive grande momento no Galatasaray e terá uma chance de provar que pode fazer parte da lista final para a Copa do Mundo.

Aos 26 anos, o meia tem se destacado no futebol turco, tanto que foi elogiado por Ilkay Gündogan. O companheiro de equipe alemã declarou que o brasileiro “é um jogador especial e tem tudo para estar no topo”, e que é “prazeroso” jogar ao seu lado.

— (Sara) é tecnicamente muito bom, muito inteligente, entende o jogo, consegue lê-lo bem. Tem a capacidade de finalizar, de dar assistências. Mostra a habilidade de atacar os últimos metros, entrar na área adversária e machucar o oponente. Ele também tem esse “faro de gol” — disse Gündogan em janeiro.

A Trivela explica quais as funções que o camisa 8 pode exercer e como ele pode ser importante para o treinador italiano na Seleção.

Gabriel Sara, o todo-campista

Gabriel Sara pelo São Paulo (Foto: Imago/Sports Press Photo)
Gabriel Sara pelo São Paulo (Foto: Imago/Sports Press Photo)

Quando surgiu no São Paulo, Gabriel Sara atuava como meia-atacante, mais próximo da área rival. No Morumbi, sofreu com as críticas em meio às oscilações habituais de início de carreira. Em meados de 2022, foi contratado pelo Norwich por 9 milhões de libras (cerca de R$ 60 milhões à época).

Passagem pelo São Paulo

  • 114 jogos
  • 17 gols
  • 9 assistências

Na Inglaterra, Sara passou a atuar mais recuado como segundo volante, responsável pela transição entre defesa e ataque. A sequência na segunda divisão permitiu que o brasileiro ganhasse experiência e maior comprometimento na marcação.

Passagem pelo Norwich

  • 94 jogos
  • 20 gols
  • 17 assistências
Sara brilhou pelo Norwich (Foto: Imago/Focus Images)
Sara brilhou pelo Norwich (Foto: Imago/Focus Images)

Eleito na seleção ideal da Championship de 2023/24, Gabriel Sara foi comprado pelo Galatasaray ao final daquela temporada por 18 milhões de euros (em torno de R$ 113 milhões à época). Em pouco tempo, o meia se consolidou no alto nível do futebol europeu.

Além de dar continuidade ao papel de meia central, Sara já exerceu outras funções pontuais, como meia-esquerda e meia-direita, e até mesmo primeiro volante. Não à toa, a versatilidade é uma das principais características do camisa 8 na Turquia, que rendeu sondagens da Premier League na última janela de transferências.

Passagem pelo Galatasaray até aqui

  • 81 jogos
  • 8 gols
  • 12 assistências

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Seleção brasileira ganha um coringa

Ancelotti já sinalizou que pretende manter um padrão de jogo com quatro atacantes, adotando variações entre 3-2-5 e 4-2-4 em situações com posse de bola. Por conta disso, o ideal é que o Brasil tenha meio-campistas que possam fazer mais de uma posição, o que é o caso de Sara.

Ancelotti pela seleção brasileira (Foto: Imago/Estadao Conteudo
Ancelotti pela seleção brasileira (Foto: Imago/Estadao Conteudo

O meia tem visão de jogo, qualidade no passe e bom controle de bola, além de ótimo condicionamento físico que permite percorrer todo o gramado. Em situações de ataques adversários, Gabriel Sara tem noção de preenchimento de espaços para proteger a primeira linha da Seleção.

A não ser que o treinador da seleção brasileira mude bruscamente de ideia, é esperado que poucos nomes de meio-campo integrem o chamado para o Mundial — para esta Data Fifa de março, por exemplo, o italiano só levou cinco opções.

Portanto, o camisa 8 do Galatasaray pode ganhar vantagem na corrida por uma vaga por ser um coringa, tendo apresentado regularidade em mais de uma função. É claro que Sara também precisa convencer Carlo Ancelotti nos minutos que receber com a camisa amarela.

Caso o meia apresente o mesmo bom futebol do clube turco, a seleção brasileira ganha uma alternativa interessante para compor o elenco que vai em busca do hexa na América do Norte.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo