Brasil

Qual será o futuro de Paulinho no Corinthians?

Com papel fundamental na liderança do elenco corintiano, Paulinho retornou aos gramados após quase dez meses lesionado

Paulinho voltou ao Corinthians, mas seu futuro é incerto. Quase dez meses após lesionar o joelho, o volante entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Londrina, em amistoso realizado no Paraná, na última quarta-feira (28), e recebeu elogios do técnico António Oliveira pela atuação. No entanto, com contrato vigente somente até o meio do ano, o jogador não sabe se permanecerá no Timão para o restante da temporada.

— Contrato vai até junho, deixei claro para a direção e para meu representante para resolverem. O que falei é que enquanto estiver aqui vou lutar até o último dia, enxergar que sou útil para a instituição. Sabemos da responsabilidade de ser o mais experiente para proteger os mais novos. Vou deixar nas mãos deles, mas fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, com profissionalismo — afirmou Paulinho à ESPN, após a vitória no Estádio Olímpico Regional.

Aos 35 anos, Paulinho é um dos atletas mais experientes do elenco. Sua ausência foi muito sentida no ano passado, quando o Corinthians enfrentou uma de suas piores crises, quando lutou para escapar da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, de volta ao time, o meia continua com seu papel fundamental de liderança.

— Falei no vestiário que seria amistoso, mas semana que vem tem uma competição forte. O importante é ganhar o jogo, dar uma confiança a mais para a competição. Importante ter o retorno, retornar bem, e pedi para eles correrem mais por mim para a gente ganhar hoje (risos) — disse o volante.

Paulinho tem contrato com o Corinthians até final de junho, mas há a possibilidade de ele renovar o vínculo por pelo menos mais seis meses. Atualmente, a multa do meia está estipulada em R$ 100 milhões para o mercado nacional e 50 milhões de euros (cerca de R$ 270 milhões na cotação atual) para o exterior.

Corinthians estreia pela Copa Sul-Americana no dia 2 de abril, contra o Racing-URU, no Estádio Centenário, em Montevidéu, às 21h30 (horário de Brasília).

António Oliveira enaltece desempenho de veteranos

O lento processo de recuperação de Paulinho fez com que o atleta por vezes pensasse em desistir de retornar aos gramados. Em entrevista à Corinthians TV, o próprio jogador chegou a comentar a fase difícil que viveu. A superação dele, mesmo com as limitações físicas impostas pela idade, surpreenderam a comissão técnica de António Oliveira. O volante é reconhecido como um dos atletas mais disciplinados do Timão.

— Estamos felizes e orgulhosos do Paulinho. É um jogador que admiro muito, que admirava enquanto torcedor de futebol e hoje tenho o privilégio de ser treinador dele. Ele é um jogador como Cássio e Fagner, que representa os valores desse clube. Temos que valorizar — comentou António Oliveira.

Desde que chegou ao Corinthians, António intensificou a ponte entre jogadores e comissão. A relação do técnico português com os veteranos é positiva e ajuda o atual elenco a se fortalecer, principalmente após os baques — sequência de derrotas e eliminação do Campeonato Paulista — no início da temporada. Paulinho e outros veteranos, que estiveram presentes no título brasileiro de 2017, ainda são parte essencial do trabalho.

— Eles não jogam pela história, mas porque entregam rendimento. Aqui joga o rendimento, e não a história. Eles encaram da melhor forma, transmitem identidade, e parabéns pelo retorno. Orgulha a vontade que eles têm de trabalhar todos os dias e continuar vencendo. Por isso chegam a esse patamar — acrescentou.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo