FPF discute possível volta da torcida visitante em clássicos paulistas — e a Supercopa do Brasil será laboratório
A FPF se reuniu com as organizadas de São Paulo e Palmeiras antes da Supercopa do Brasil, e isso pode mudar o cenário no estado de São Paulo
Desde 2016, os clássicos paulistas são disputados com torcida única dentro do Estado de São Paulo. A medida das autoridades, sobretudo do Ministério Público (MP), entrou em vigor após uma série de confrontos violentos entre torcedores do Corinthians e Palmeiras após a realização de um Derby Paulista no Pacaembu. Oito anos depois, duas torcidas rivais voltarão a dividir um estádio de futebol.
Isso acontecerá na Supercopa do Brasil, no jogo entre Palmeiras (atual campeão do Brasileirão Série A) e São Paulo (vencedor da última Copa do Brasil). A decisão será disputada no dia 4 de fevereiro, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Em meio a esse cenário, a Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniu com os líderes das torcidas organizadas do Verdão e do Tricolor nesta sexta-feira (19).
Segundo o ge, o encontro contou com a participação do presidente da federação, Reinaldo Carneiro Bastos, do Capitão Felipe Longo, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, e do delegado Cesar Saad, da Drade (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva). A reunião teve como pauta a discussão de um plano de segurança para a Supercopa, com a presença de palmeirenses e são-paulinos nas arquibancadas.
Carneiro Bastos admitiu que quer usar a decisão no Mineirão como uma espécie de laboratório, visando debater a possível volta da torcida visitante em clássicos paulistas dentro do estado de São Paulo. Por conta disso, o dirigente da FPF exigiu o compromisso das organizadas de Palmeiras e São Paulo para que a Supercopa do Brasil ocorra sem incidentes extracampo. Ou seja, isso pode mudar o cenário da rivalidade.
🚨 | FPF reúne organizadas de São Paulo e Palmeiras e debate volta de visitantes a estádios paulistas.
Entidade quer usar Supercopa como exemplo de que é possível discutir fim de torcidas únicas no estado.
🗞 [@geglobo] pic.twitter.com/ArKC2uMGbG
— Central da SEP | Fan Account (@CentralDaSEP) January 19, 2024
Se tudo correr bem, FPF quer discutir retorno das duas torcidas nos clássicos de São Paulo
O MP tem renovado a recomendação para jogos com torcida única nos estádios paulistas em duelos que envolvem Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo há oito anos. A justificativa para isso é que dados comprovam que a medida trouxe uma diminuição nos casos de violência, além do menor número de policiais deslocados para a segurança de clássicos no Estado.
No encontro promovido pela Federação Paulista de Futebol, os torcedores organizados do Verdão e do Tricolor se comprometeram a não protagonizar confusões durante a Supercopa do Brasil. Vale ressaltar que nenhum representante do Ministério Público esteve presente nessa reunião. Se tudo correr bem, a FPF quer discutir o retorno das torcidas visitantes em clássicos no Estado de São Paulo.
Em 2023, houve uma conversa parecida, ainda durante o último Campeonato Paulista, quando o clássico entre Palmeiras x Santos foi realizado no Morumbi. À época, apenas a torcida mandante (alviverde) esteve nas arquibancadas. Contudo, não houve casos de problemas graves no Clássico da Saudade realizado na casa do São Paulo.
Só que, quatro dias depois, uma embosca de palmeirenses a corintianos fez com que o grupo que discutia a possibilidade das duas torcidas comparecerem aos estádios no Estado de São Paulo em clássicos desistir de levar o plano adiante naquele momento. Agora, a partida realizada em BH é vista como uma chance ímpar para aqueles que defendem a volta da torcida visitante.
Tá chegando a hora 🚌 Nesta sexta-feira, 19, membros das organizadas de São Paulo e Palmeiras estiveram em uma reunião com representantes da FPF, delegado Cesar Saad, do DRADE, e o Capitão Felipe Longo, do Batalhão de Choque da PM, para debater o esquema de segurança para a… pic.twitter.com/0mjQ6IbRXX
— Esporte Na Band (@esportenaband) January 19, 2024
Entre aqueles que gostariam de ver os clássicos paulistas com duas torcidas nos estádios estão a Federação Paulista de Futebol, as organizadas e os próprios clubes. Portanto, a Supercopa entre Verdão e Tricolor carrega um peso simbólico muito maior do que a disputa pelo título. O Mineirão será dividido meio a meio apenas com um cordão da PM de Minas Gerais separando os palmeirenses dos são-paulinos.
A expectativa é que não haja confusões para, quem sabe, as cenas se repetirem nos estádios localizados no Estado de São Paulo em breve.