Santos atrai novo time interessado em contratação, e cenário no gol do Flamengo se desenha
Goleiro Santos será disputado por Fortaleza, Athletico e Botafogo na janela, e Flamengo só trabalha com a venda em definitivo
O goleiro Santos tem boa possibilidade de deixar o Flamengo nesta janela de transferências. O arqueiro já havia recebido sondagens de outros clubes, como Botafogo e Athletico Paranaense, mas, dessa vez, foi o Fortaleza que demonstrou interesse na contratação. As duas diretorias têm boa relação e mantém conversas constantes para chegar a um denominador comum.
Ele chegou ao Flamengo em 2022 e, naquele ano, foi fundamental para as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Iniciou o ano seguinte como titular de Vítor Pereira, mas perdeu espaço com Sampaoli e, atualmente, é a terceira opção para a meta. Antes indeciso, o Rubro-Negro está mais confortável com a saída do goleiro.
Da chegada até agora, o que mudou para Santos no Flamengo?
O goleiro foi do céu ao inferno no Flamengo. Não é como se ele tivesse passado dificuldades no clube ou algo parecido, pelo contrário, tem o respeito da torcida por aquilo que foi feito em 2022 e manteve o profissionalismo, mas Santos perdeu o espaço conquistado num piscar de olhos. Vítor Pereira até tentou manter o atleta no time, enquanto Sampaoli não viu futuro.
Foram apenas 11 jogos a menos do que em 2022, quando foi titular absoluto, é verdade, mas Santos não entra em campo pelo Flamengo há mais de sete meses. O último compromisso foi diante do Corinthians, no Maracanã, já sob o comando de Sampaoli. De lá para cá, ele assistiu todos os jogos do banco de reservas, observando Matheus Cunha e, mais recentemente, Rossi representarem o Rubro-Negro.
Santos é quieto, não é daquele tipo de jogador que vai reclamar publicamente da reserva, mas, com a idade avançada, o banco é um sinal ruim. Agora, com outros clubes batendo na porta, o goleiro avalia junto ao seu estafe os melhores passos para a carreira.
Veja números de Santos em 2023
- 26 jogos (25 como titular)
- 37 gols sofridos (média de 1,3 por partida)
- 7 (!) meses consecutivos sem entrar em campo
Jogador também teve sinalizações positivas de Athletico e Botafogo
Além do Fortaleza, outros clubes sinalizaram interesse no goleiro do Flamengo e, curiosamente, pelo mesmo motivo. Enquanto o Botafogo sondou a situação pensando na iminente saída de Lucas Perri para o Lyon, que também pertence a John Textor, o Athletico Paranaense pensou na provável venda de Bento ao futebol europeu. Nenhum dos citados, contudo, apresentou proposta oficial.
Pelo lado do Flamengo, só a venda interessa. O departamento de futebol não ouvirá propostas de empréstimo e, mesmo ciente da diminuição nos valores, quer recuperar parte dos 15 milhões investidos junto ao Athletico Paranaense, em 2022.
Antes na dúvida, Flamengo parece estar mais seguro
Com três bons goleiros no elenco, o Flamengo terminou o 2023 com dúvidas para o setor. Rossi foi titular absoluto e homem de confiança de Tite, ou seja, não deixará o Rubro-Negro não tão cedo. Buscando diminuir as opções para o gol, o Rubro-Negro conversou internamente diversas vezes sobre o planejamento. Matheus Cunha e Santos foram analisados.
O clube parecia muito mais indeciso anteriormente e, agora, já trabalha com uma provável saída de Santos. O goleiro, que está prestes a completar 34 anos, pensa em possível último gás na carreira e quer ter mais minutos. Apesar disso, por ser um clube com alto poderio financeiro, o Flamengo não precisa se desfazer do atleta e, como em outras negociações, vai aguardar algo vantajoso para vender.