“Forasteiros” mergulha no torcedor visitante e celebra a arquibancada em tempos de estádios fechados
Lançado pela Editora Grande Área, é o primeiro livro do jornalista Rodrigo Barneschi, que também integra o coletivo Na Bancada, parceiro da Trivela.

Viajar centenas de quilômetros, em condições adversas, com ônibus, avião e longas caminhadas, aventurar-se em território hostil, tudo para ver o seu time jogar. Quem encara um desafio desses? O torcedor visitante, personagem principal do livro Forasteiros – Crônicas, vivências e reflexões de um torcedor visitante, lançado pela Editora Grande Área, a primeira obra do jornalista Rodrigo Barneschi, que também integra o coletivo Na Bancada, parceiro da Trivela.
Sem análises táticas ou técnicas, Barneschi se interessa pelas “torcidas, os embates entre rivais, as interações sociais que se estabelecem em ambientes grandiosos e outrora populares”. Para escrever seu livro de 272 páginas, visitou 45 estádios de 28 cidades do Brasil e da América Latina. Discorre sobre 52 torcidas diferentes, de decisões da Libertadores a jogos no interior de São Paulo.
O prefácio é do historiador Luiz Antonio Simas, com fotos de Gabriel Uchida, do projeto FotoTorcida. O livro está em pré-venda no site da editora Grande Área. A aquisição do livro na pré-venda, que vai até o dia 23/07, esta sexta-feira, garante condições especiais e a oferta de conteúdos extras (playlist, fotos exclusivas e acervo de matérias do autor) que complementam o livro. Uma versão em e-book será lançada nas próximas semanas.