BrasilBrasileirão Série A

Se o Flamengo quiser ser campeão brasileiro a chance é uma: vencer o Palmeiras e nada mais

Flamengo de Tite inicia sequência de confrontos diretos que vai ditar a luta da equipe na reta final do Brasileirão

Depois da vitória sobre o Fortaleza, Tite voltou a ser questionado sobre a possibilidade do Flamengo buscar o título brasileiro e, novamente, frisou que o foco é na vaga direta para a Libertadores. Pelas circunstâncias da tabela de classificação, é natural que o Rubro-Negro prefira os pés no chão ao sonho, mas, como imaginar não custa nada, o torcedor já pensa nisso. Se quiser embarcar na empreitada, a hora é agora.

O jogo contra o Palmeiras, que será disputado nesta quarta-feira (08), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, vislumbra a última grande oportunidade para o Flamengo se colocar como candidato ao título do Campeonato Brasileiro. Com pacto de atletas ou não, com ou sem vontade da torcida, a chance está nas mãos do Rubro-Negro. Por tudo que aconteceu em 2023, é difícil prever o que vai acontecer.

Jogo contra o Palmeiras inicia série de confrontos diretos

Restam sete jogos para o Flamengo disputar no Brasileirão, um a mais do que a vasta maioria dos times. Isso porque o jogo contra o Red Bull Bragantino, que também será um confronto direto, acabou adiado do fim de outubro para o fim de novembro, por conta do fechamento do Maracanã para a final da Libertadores. Sendo assim, o Flamengo terá mais oportunidades do que os demais. E tudo começa nesta quarta, diante do Palmeiras.

A diferença de momento para o Alviverde é de seis pontos, mas, como tem um jogo a menos, é possível imaginar que esteja em três. Se vencer o confronto direto, o Flamengo colaria no atual líder, o Botafogo, que tem os mesmos 59 pontos dos paulistas. Dessa forma, o tamanho de uma vitória sobre o Palmeiras está claro e tal resultado recolocaria o Rubro-Negro na briga pelo título.

Palmeiras x Flamengo - Allianz Parque
Flamengo e Palmeiras protagonizarão duelo de arrepiar na parte de cima da tabela do Brasileirão (Foto: Iconsport)

Claro que a equipe comandada por Adenor Bachi dependeria de outros resultados, mas a vantagem dos últimos sete confrontos do Flamengo está justamente por aí. Dos outros cinco times que estão na zona de classificação para a Libertadores, o Rubro-Negro ainda vai enfrentar três, sendo que venceu o confronto direto contra o Botafogo, no início do turno. O único lamento é o revés para o Grêmio, em Porto Alegre, já na “Era Tite”.

No mais, a tabela do Flamengo ainda conta com alguns jogos acessíveis, que podem trazer esse último embalo que a equipe precisa. Os confrontos diante de Fluminense e São Paulo devem ser mais tranquilos, visto que as equipes estão classificada para a Libertadores via outros títulos. O Rubro-Negro ainda enfrenta o já rebaixado América-MG e o Cuiabá que, na altura do enfrentamento, deve estar salvo do rebaixamento.

Veja os últimos sete jogos do Flamengo em 2023

  • Flamengo x Palmeiras – 08/11 – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Fluminense x Flamengo – 11/11 – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Flamengo x Red Bull Bragantino – 23/11 – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • América-MG x Flamengo – 25, 26 ou 27/11* – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
  • Flamengo x Atlético-MG – 29 ou 30/11* – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • Flamengo x Cuiabá – 02 ou 03/12* – Maracanã, no Rio de Janeiro
  • São Paulo x Flamengo – 06/12* – Morumbi, em São Paulo

Maracanã pode ser diferencial

O inteligente leitor percebe, ao ler e observar a tabela do Flamengo para a reta final do Brasileirão, que um fator prevalece. Pelo clássico contra o Fluminense, e o jogo atrasado diante do Red Bull Bragantino, o Rubro-Negro terá três jogos consecutivos no Maracanã, diante de sua torcida. A equipe comandada por Tite ainda fará mais dois duelos no Mário Filho, diante de Atlético-MG, outro confronto direto, e o Cuiabá, totalizando cinco das sete que restam.

Por mais que o aproveitamento como mandante não esteja entre as principais marcas — são sete vitórias, quatro empates e três derrotas, ou seja, 62% de conversão —, o Flamengo contará com a força da sua torcida para, quem sabe, conquistar a arrancada. Foi apoiado nela que o Rubro-Negro conseguiu encaixar na reta final e levantar a taça de campeão em 2009, por exemplo.

A torcida rubro-negra protagonizou lindas festas em 2023, ainda que o time não tenha as correspondido (Foto: Divulgação/Flamengo)

A situação da tabela

No momento, o Flamengo é sexto colocado do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos conquistados e, como mencionado, um jogo a menos que os demais. São quatro pontos de vantagem com relação primeiro time fora do G-6, o Athletico Paranaense, e seis de margem para tirar com relação aos líderes. Claro que o Rubro-Negro não depende apenas dos próprios esforços na teoria, mas, na prática, esse é o cenário.

O Botafogo vive momento de oscilação e, mesmo que seus concorrentes diretos o tenham alcançado, nenhum abriu margem. Com tudo em aberto, qualquer um dos seis times da zona de classificação para a Libertadores pode arrancar rumo ao título. O Rubro-Negro, inclusive, já o fez, em 2020, quando superou o Internacional. Se for pra ser, vai ser, mas a faísca precisa começar agora, ou a janela se fechará.

  • Botafogo – 59 pontos (18 vitórias e +24 de saldo) – 1 jogo a menos
  • Palmeiras – 59 pontos (17 vitórias e +26 de saldo)
  • Red Bull Bragantino – 58 pontos (16 vitórias e +18 de saldo) – 1 jogo a menos
  • Grêmio – 56 pontos (17 vitórias e +7 de saldo)
  • Atlético-MG – 53 pontos (15 vitórias e +15 de saldo)
  • Flamengo – 53 pontos (15 vitórias e +10 de saldo) – 1 jogo a menos
  • Athletico Paranaense – 49 pontos (13 vitórias e +18 de saldo)
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo