Brasil

Tite fecha com o Flamengo e tem missão de ser a cara de uma nova hegemonia

Apesar de ser procurado pelo Corinhians, Tite escolheu o projeto do Flamengo e será anunciado como novo técnico do Rubro-Negro na segunda

Falta pouco para ser oficial. Após demitir Jorge Sampaoli, o Flamengo chegou a um acordo para contar com Tite como seu novo técnico. Apesar da procura do Corinthians, o treinador optou por quem conversava há mais tempo e a ideia de comandar um projeto com alta possibilidade de títulos em 2024.

As partes finalizaram o acordo financeiro neste domingo (8) e o anúncio oficial da contratação será feito nesta segunda-feira (9). A informação foi revelada inicialmente pelo ‘ge’ e confirmada pela Trivela.

O papel de Tite no Flamengo

Adenor Leonardo Bacchi chega ao Flamengo para assumir a vaga de Jorge Sampaoli, mas sua missão vai muito além de apenas treinar o time. A aposta do clube no nome forte de Tite passa por uma necessária e esperada reformulação no elenco, que deve ter a cara do treinador em 2024. A chegada no período de Data Fifa, depois do jogo contra o Corinthians, passa muito por isso.

Tite quer conhecer o elenco do Flamengo com calma, sem pressa, para começar a identificar as primeiras questões e carências, já pensando na próxima temporada. A Data Fifa abre um precedente interessante para que o desejo se realize, paralisando a temporada do Rubro-Negro em 12 dias. Serão quase duas semanas de adaptação sem jogos a serem disputados.

Tite, técnico da seleção brasileira
Tite foi o único alvo do Flamengo para substituir Jorge Sampaoli (Lucas Figueiredo/Imago/OneFootball)

O treinador pode pensar na reformulação depois de conhecer o elenco, mas a primeira missão é dentro das quatro linhas: colocar o Flamengo na Copa Libertadores do ano que vem de maneira direta, sem precisar passar pela fase prévia do torneio. Mas por que não sonhar com o título do Campeonato Brasileiro, única competição restante para o Rubro-Negro em 2023? De canecos, o Adenor entende.

Ao todo, Tite conquistou 16 títulos na carreira, com passagens por grandes clubes do Brasil, como Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio, além da Seleção Brasileira. O maior destaque, no entanto, foi com o Timão, pelo qual conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2012.

Veja todos os títulos de Tite como treinador

Grêmio:
Copa do Brasil (2011)
Campeonato Gaúcho (2001)

Internacional:
Copa Sul-Americana (2008)
Campeonato Gaúcho (2008 e 2009)

Corinthians:
Mundial de Clubes (2012)
Libertadores (2012)
Campeonato Brasileiro (2011 e 2015)
Campeonato Paulista (2013)

Seleção Brasileira:
Copa América (2019)

Outros:
Campeonato dos Emirados Árabes – 2010 (Al-Wahda)
Supercopa dos Emirados Árabes – 2011 (Al-Wahda)
Campeonato Gaúcho – Caxias (2000)
Campeonato Gaúcho A2 – Veranópolis (1993)

Tite é um dos treinadores mais vitoriosos da história do Corinthians (Foto: Divulgação/SCCP)

Estreia programada?

Por ter fechado a possibilidade de estar na beira do campo contra o Corinthians, no intuito, já mencionado, de ter calma para conhecer o elenco, Tite deve estrear pelo Flamengo só depois da Data Fifa. O primeiro compromisso depois do período de paralisação será diante do Cruzeiro, na quinta-feira (19), em Belo Horizonte. Esse é o momento mais esperado para que o treinador inicie sua caminhada no Rubro-Negro.

Por se tratar de um jogo fora de casa, contudo, a torcida do Flamengo só terá o gostinho de ver o treinador no clássico diante do Vasco, no Maracanã. O duelo, inclusive, marca o último do Rubro-Negro no estádio antes de ele ser entregue à Conmebol para a final da Libertadores. O compromisso em questão será disputado no dia 22 de outubro, um domingo, às 16h (de Brasília).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo