Brasil

Como o Flamengo pretende recuperar Pulgar para a final do Carioca

Pulgar sofreu uma lesão no quadríceps durante a semifinal e realizará trabalhos específicos pensando na decisão

O Flamengo tem poucas preocupações para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Já é de conhecimento público que Gerson não poderá participar, devido a uma cirurgia no rim, mas Tite ainda não sabe se conseguirá utilizar Erick Pulgar. O volante chileno sofreu uma lesão no quadríceps na volta da semifinal, diante do Fluminense, e está entregue ao departamento médico desde então.

Pulgar acabou sendo cortado da seleção chilena por conta do problema, algo que ajuda o Flamengo a recuperá-lo o mais rápido possível. Para isso, Márcio Tannure e companhia se alinhariam à comissão técnica, em especial o preparador físico Fábio Mahseredjian, para montar uma série de trabalhos específicos. A Trivela apurou mais sobre o processo e conta essa história.

O que aconteceu com Pulgar?

O volante se queixou de dores no Fla-Flu do último sábado (16), que garantiu o Flamengo na final do Campeonato Carioca. Ele foi substituído na metade do segundo tempo segurando a região do quadríceps que, na reavaliação, ganharia notoriedade pelo enorme desgaste. Os exames de imagem confirmaram leve lesão no local, e o tratamento já foi iniciado.

Pulgar é um dos principais destaques do Flamengo em 2024 (Foto: Ruano Carneiro/Carneiro Images/Sipa USA)

Como o Flamengo pretende recuperá-lo?

Depois de uma longa folga, por conta da Data Fifa, o Flamengo retornou aos trabalhos na quarta-feira (20), mas não Pulgar. O volante chileno se reapresentou ao Ninho antes, na segunda-feira (18), para iniciar o tratamento junto ao departamento médico. A programação até o fim de semana é de exercícios na academia e fisioterapia separada do restante do elenco, sem ir a campo.

A Trivela ouviu, ainda, que Pulgar deve iniciar a transição aos gramados com a virada da semana, já na segunda-feira (25). A reintegração com o grupo será mais próxima da partida contra o Nova Iguaçu, que marca o início da caminhada do Flamengo em busca do título Carioca. Uma fonte confirmou à reportagem que o chileno com boas chances de recuperação até o jogo de ida.

A cautela, no entanto, volta a acompanhar o Flamengo, não só pela possibilidade de uma nova lesão, mas pelo fator altitude. Tite e seus comandados estrearão na Libertadores três dias depois, altitude de Bogotá, a 2.600 metros do nível do mar. Como Pulgar é peça-chave, o Rubro-Negro não deve forçar se ele não estiver 100% até sábado.

Restante do elenco à disposição, incluindo os selecionáveis

Com exceção de Gerson, Tite terá o elenco completo à disposição para a grande final do Campeonato Carioca. Isso inclui, claro, os selecionados para as respectivas seleções para a Data Fifa. Arrascaeta, Ayrton Lucas, De La Cruz, Fabrício Bruno, Varela e Viña realizarão suas últimas partidas por Brasil e Uruguai quatro dias antes do primeiro jogo da decisão.

O Rubro-Negro entra em campo para disputar os primeiros 90 minutos da finalíssima no próximo sábado (30), às 17h (de Brasília), no Maracanã. Ao contrário do que se viu na semifinal, Tite e companhia não terão a vantagem do empate no agregado, ou seja, qualquer igualdade leva a decisão para os pênaltis. O Flamengo é o maior campeão do Rio de Janeiro, com 37 títulos.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo