Brasil

Números mostram porque o Flamengo chega à metade de 2024 como o time a ser batido no Brasil

Rubro-Negro lidera múltiplas estatísticas na temporada, e o domínio no Campeonato Brasileiro é ainda mais explícito

Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o time a ser batido, pelo menos neste momento, no país. Não apenas pelo grande desempenho na liga nacional, mas por uma temporada construída com a excelência de um elenco robusto e comissão técnica chefiada por Tite.

Chegando na metade de 2024, a Trivela separou os números do Flamengo no ano e a regularidade surpreende até o mais pessimista dos rubro-negros. A equipe lidera diversos quesitos importantes, tanto no ataque quanto na defesa.

Aproveitamento #1

O Rubro-Negro não está entre as principais equipes no quesito quantidade de jogos, mas carrega o melhor aproveitamento de 2024. Tite e companhia entraram em campo 36 vezes, sete a menos do que o Fortaleza, e a taxa de conversão é de 74,1%. A marca supera Palmeiras, Internacional, Bahia e Athletico, que formam o top-5, todos acima de 66%.

Ao todo, o Flamengo venceu 24 partidas, empataram oito e perderam quatro, para Botafogo e Juventude, no Brasileirão, além de Bolívar e Palestino, na Libertadores.

O clube ainda é o segundo com mais vitórias, atrás (pela vantagem mínima) apenas do Bahia, que jogou quatro jogos a mais em 2024. O Flamengo também é quem menos perdeu, empatado com o Palmeiras, com quatro derrotas cada.

A equipe rubro-negra terminou o Carioca invicto e ainda não saiu derrotado na Copa do Brasil, já que os reveses aconteceram no Brasileirão (Botafogo e Juventude) e Libertadores (Bolívar e Palestino).

  • 36 jogos (8ª maior marca da Série A)
  • 24 vitórias (2ª maior marca da Série A)
  • 8 empates (12ª maior marca da Série A)
  • 4 derrotas (Menor marca da Série A)

Pensando apenas no Campeonato Brasileiro, os números ficam ainda melhores. O Flamengo mantém o melhor aproveitamento (69,3%) e ganha a liderança em vitórias (8) e derrotas (2).

Tite conseguiu recolocar o Flamengo no seu devido lugar, de protagonismo (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Defesa sólida

Grande destaque do Flamengo até agora em 2024, o sistema defensivo mostra toda a sua força no cenário nacional. Os 17 gols sofridos são a melhor marca entre os clubes da Série A apenas o Internacional está próximo, ainda que tenha disputado três jogos a menos no ano.

  1. Flamengo – 17 gols sofridos em 36 jogos
  2. Internacional – 19 gols sofridos em 33 jogos
  3. Athletico Paranaense – 24 gols sofridos em 37 jogos
  4. Palmeiras – 26 gols sofridos em 38 jogos
  5. Juventude – 31 gols sofridos em 30 jogos

A média do Flamengo também é a mais interessante, mais uma vez líder do quesito: 0,47 gols sofridos por jogo. Internacional (0,58), Athletico Paranaense (0,65), Palmeiras (0,68) e Botafogo (0,90) completam os primeiros cinco colocados.

Curiosamente, o Rubro-Negro não apresenta o mesmo grau de domínio nesta edição do Brasileirão. A única estatística relevante que o clube lidera é a de recuperação no campo de ataque, com 60, duas a mais que o Red Bull Bragantino. O Flamengo sofreu apenas 12 gols, empatado com o Fortaleza na terceira posição, atrás de Palmeiras (9) e Internacional (8).

A defesa do Flamengo é destaque em 2024 (Foto: Reprodução/Canal GOAT)

Ataque mais forte do que o esperado

Para quem ainda taxa Tite como um treinador que prioriza o sistema defensivo, o primeiro semestre provou que esse argumento é antiquado. Diante do número de jogos inferior ao de outras equipes, o Flamengo ocupa a sexta posição entre os melhores ataques de 2024, com 64 gols marcados. O líder no quesito é o Bahia, com nove tentos a mais.

Em média, contudo, o Flamengo mostra que está entre os mais poderosos da Série A. Os 1,78 gols por partida colocam o clube na terceira posição do ranking, atrás novamente do Bahia e do surpreendente Atlético Goianiense, líder com quase dois tentos por jogo.

  1. Atlético-GO – 1,94 gols por partida
  2. Bahia – 1,88 gols por partida
  3. Flamengo – 1,78 gols por partida
  4. Cuiabá – 1,76 gols por partida
  5. Botafogo – 1,75 gols por partida

No Campeonato Brasileiro, contudo, as estatísticas ofensivas do Flamengo são praticamente perfeitas. O melhor ataque é do clube, com 22 gols, além de liderar no número de grandes chances (31), dribles certos (132) e finalizações na direção da meta adversária (71).

O balanço de 2024 para o Flamengo

O saldo está atrelado ao saldo, e o Flamengo lidera o quesito tanto na temporada quanto somente no Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra tem (+47) na temporada e (+10) na liga nacional, à frente da maioria por ampla margem. Somente o Botafogo faz frente nos pontos corridos, com apenas dois a menos.

  1. Flamengo — +47 de saldo
  2. Athletico Paranaense — +40 de saldo
  3. Bahia — +36 de saldo
  4. Atlético-GO — +35 de saldo
  5. Palmeiras — +34 de saldo

Os números mostram como Tite conseguiu atingir seu principal objetivo, quiçá obsessão, no Flamengo: o equilíbrio. Um time constante, que se mostra perigoso em todas as frentes nesta temporada.

É pouco provável que a equipe não brigue por pelo menos um título importante em 2024. Além de líder do Brasileirão, o Rubro-Negro está classificado às oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores, e já foi campeão carioca invicto.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo