Brasil

A estratégia de Landim para permanecer na gestão do Flamengo mesmo após fim do mandato

Atual presidente recebe convite de Rodrigo Dunshee e muda planos nos bastidores do clube

O segundo mandato de Rodolfo Landim está chegando ao fim no Flamengo. O atual presidente rubro-negro deixará o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas não deve sair da gestão caso seu candidato, Rodrigo Dunshee de Abranches, vença as eleições programadas para dezembro.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Dunshee, que ocupa a cadeira de vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, convidou Landim para ser o CEO do clube em um eventual mandato no próximo triênio. A informação foi divulgada primeiramente pelo ge e confirmada pela Trivela.

Em um primeiro momento, Landim tinha a ideia de concorrer à presidência do Conselho Deliberativo do Flamengo — ocupada atualmente por Antônio Alcides. No entanto, os planos do mandatário parecem ter mudado após o convite de Dunshee.

Em contato com a reportagem da Trivela, o VP Geral do Mais Querido expôs as vantagens de ter Landim como Ceo do clube carioca. Vale destacar que Reinaldo Belotti é quem ocupa tal cargo atualmente.

— Nesses quase seis anos de trabalho diário com o Landim, desenvolvemos uma relação de confiança e parceria, e eu pude, como seu VP Geral e Jurídico, testemunhar a sua absoluta capacidade como gestor. Recentemente, o Reinaldo Belotti manifestou o desejo de estar mais próximo da família, sem que esteja de saída, mas não poderá dedicar-se da mesma forma na próxima gestão. Comecei a pensar no desperdício que seria deixar o Landim como presidente do Conselho Deliberativo, um conselho independente e afastado do dia a dia da diretoria. Nós precisamos contar com os melhores profissionais para continuar a crescer e fazer o trabalho que fazemos. Ao meu ver, ele é um grande executivo e conhece o Flamengo tão bem quanto eu. Então, pedi a ele que ficasse na gestão como CEO.
 

Depois de rápida consulta à família, Landim aceitou o convite. Um dos principais motivos que o levou topar a empreitada foi a construção do estádio no Gasômetro. Como CEO, ele teria participação ativa em tal projeto.

Dunshee quer Landim como CEO do Flamengo em eventual mandato presidencial
Dunshee quer Landim como CEO do Flamengo em eventual mandato presidencial (Foto: Icon Sport)

Gestão Landim (2019 – presente)

Presidente do Flamengo desde janeiro de 2019, Rodolfo Landim está longe de ser unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Apesar dos muitos títulos conquistados de lá para cá, o Mais Querido passou em branco nas temporadas 2021 e 2023 e acumulou derrotas marcantes.

Neste ano, o clube da Gávea conquistou o Campeonato Carioca e segue vivo em três frentes: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Quarto colocado no torneio de pontos corridos, a equipe comandada por Tite disputa as quartas de final de ambos os mata-matas.

Títulos da gestão Landim

  • 4 Campeonatos Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024);
  • 2 Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020);
  • 2 Supercopas do Brasil (2020 e 2021);
  • 2 Copas Libertadores (2019 e 2022);
  • 1 Copa do Brasil (2022);
  • 1 Recopa Sul-Americana (2020);

Quando será a eleição do Flamengo?

A eleição do Flamengo acontecerá no dia 9 de dezembro, na Gávea, sede social do Mais Querido. O cenário político atual do clube conta com seis pré-candidatos, são eles: Rodrigo Dunshee (candidato da situação), Luiz Eduardo Baptista (Bap); Maurício Gomes de Mattos, José Carlos Peruano, Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo