A estratégia de Landim para permanecer na gestão do Flamengo mesmo após fim do mandato
Atual presidente recebe convite de Rodrigo Dunshee e muda planos nos bastidores do clube
O segundo mandato de Rodolfo Landim está chegando ao fim no Flamengo. O atual presidente rubro-negro deixará o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas não deve sair da gestão caso seu candidato, Rodrigo Dunshee de Abranches, vença as eleições programadas para dezembro.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Dunshee, que ocupa a cadeira de vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, convidou Landim para ser o CEO do clube em um eventual mandato no próximo triênio. A informação foi divulgada primeiramente pelo ge e confirmada pela Trivela.
Em um primeiro momento, Landim tinha a ideia de concorrer à presidência do Conselho Deliberativo do Flamengo — ocupada atualmente por Antônio Alcides. No entanto, os planos do mandatário parecem ter mudado após o convite de Dunshee.
Em contato com a reportagem da Trivela, o VP Geral do Mais Querido expôs as vantagens de ter Landim como Ceo do clube carioca. Vale destacar que Reinaldo Belotti é quem ocupa tal cargo atualmente.
— Nesses quase seis anos de trabalho diário com o Landim, desenvolvemos uma relação de confiança e parceria, e eu pude, como seu VP Geral e Jurídico, testemunhar a sua absoluta capacidade como gestor. Recentemente, o Reinaldo Belotti manifestou o desejo de estar mais próximo da família, sem que esteja de saída, mas não poderá dedicar-se da mesma forma na próxima gestão. Comecei a pensar no desperdício que seria deixar o Landim como presidente do Conselho Deliberativo, um conselho independente e afastado do dia a dia da diretoria. Nós precisamos contar com os melhores profissionais para continuar a crescer e fazer o trabalho que fazemos. Ao meu ver, ele é um grande executivo e conhece o Flamengo tão bem quanto eu. Então, pedi a ele que ficasse na gestão como CEO.
Depois de rápida consulta à família, Landim aceitou o convite. Um dos principais motivos que o levou topar a empreitada foi a construção do estádio no Gasômetro. Como CEO, ele teria participação ativa em tal projeto.
Gestão Landim (2019 – presente)
Presidente do Flamengo desde janeiro de 2019, Rodolfo Landim está longe de ser unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Apesar dos muitos títulos conquistados de lá para cá, o Mais Querido passou em branco nas temporadas 2021 e 2023 e acumulou derrotas marcantes.
Neste ano, o clube da Gávea conquistou o Campeonato Carioca e segue vivo em três frentes: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Quarto colocado no torneio de pontos corridos, a equipe comandada por Tite disputa as quartas de final de ambos os mata-matas.
Títulos da gestão Landim
- 4 Campeonatos Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024);
- 2 Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020);
- 2 Supercopas do Brasil (2020 e 2021);
- 2 Copas Libertadores (2019 e 2022);
- 1 Copa do Brasil (2022);
- 1 Recopa Sul-Americana (2020);
Quando será a eleição do Flamengo?
A eleição do Flamengo acontecerá no dia 9 de dezembro, na Gávea, sede social do Mais Querido. O cenário político atual do clube conta com seis pré-candidatos, são eles: Rodrigo Dunshee (candidato da situação), Luiz Eduardo Baptista (Bap); Maurício Gomes de Mattos, José Carlos Peruano, Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo.