Artilheiro do Flamengo na Copinha, Werton está de saída do clube em um negócio que faz pouco sentido
Cria das categorias de base do Flamengo, Werton será emprestado ao Santa Clara, de Portugal
Artilheiro e principal destaque do Flamengo na atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Werton está de saída do clube e viverá sua primeira experiência internacional na carreira. O Rubro-Negro acertou o empréstimo do jogador de 20 anos para o Santa Clara, de Portugal. Nesta quinta-feira (11), o Cria do Ninho disputou sua última partida pelo Mais Querido na Copinha. Werton marcou e a equipe carioca venceu o Audax-SP por 2 a 0.
No intervalo da partida, o jovem admitiu a transferência rumo ao futebol português e não escondeu a emoção em deixar o Flamengo. Werton, que balançou as redes três vezes em três jogos na Copinha, enalteceu sua passagem pelo Rubro-Negro e a conexão com os companheiros de equipe.
– Não fala muito em último jogo de sub-20 porque é capaz de me emocionar aqui. Foram muitos momentos bons vividos com esse grupo, essa rapaziada que eu amo. Feliz pelo terceiro gol na Copinha esse ano, infelizmente é minha última. Mas feliz de estar ajudando os companheiros, de passar alguma coisa para os mais novos que estão chegando agora.
Werton ganha em experiência, mas negócio parece pouquíssimo lucrativo para o Flamengo
Werton assinará contrato com o Santa Clara válido até junho de 2025. O atual vínculo junto ao Flamengo, que expira em dezembro deste ano, será estendido até julho de 2026. É importante pontuar que o clube português não pagará pelo empréstimo do atacante. Conforme informado pelo jornalista Venê Casagrande, as equipes estabeleceram uma cláusula com opção de compra no fim do empréstimo fixada em um milhão de euros (aproximadamente R$ 5 milhões na cotação atual).
O valor foi bastante questionado por torcedores rubro-negros nas redes sociais. E a reclamação tem fundamento. Afinal, Werton acumula boas partidas pelo sub-20 do Flamengo e chegou, inclusive, a balançar as redes no profissional do clube – no empate em 2 a 2 contra o Juventude, no Campeonato Brasileiro de 2022. Mais do que isso, trata-se de um atacante, posição mais valorizada no mercado de transferências. Apesar do garoto ainda não possuir experiência e estofo no time principal, tem qualidade e já mostrou que pode ser um jogador interessante para o futuro.
Pelos profissionais do Flamengo, Werton disputou dois jogos em 2021, três em 2022 e outros três em 2023. Como citado, o grande momento vivido pelo atacante foi o gol marcado contra o Juventude, no Brasileirão de 2022. Na ocasião, ele saiu do banco de reservas e garantiu o empate em 2 a 2 já nos acréscimos. Após tal partida, muitos flamenguistas criaram expectativa de que o jovem recebesse mais oportunidades na equipe, mas isso não aconteceu.
Vale destacar que, antes de viajar para Portugal, Werton disputará duas partidas pelo Flamengo no Campeonato Carioca, contra Nova Iguaçu e Portuguesa, dia 21 e 27 de janeiro, respectivamente.
Trajetória de Werton até chegar ao Flamengo
Werton é natural da cidade de Benjamin Constant, que fica há 1.118 quilômetros de Manaus. De família humilde, o atacante deixou sua terra natal rumo à capital amazonense com apenas seis anos de idade. Aos nove, teve a oportunidade de ir para o Rio de Janeiro. Ele passou no teste na escolinha do Flamengo e desde então defende as cores do clube de coração.
A estreia de Werton no time principal rubro-negro ocorreu no dia 1º de julho de 2021, na vitória do Mais Querido por 2 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Apesar do pouco tempo em campo, cerca de três minutos, um filme se passou na cabeça do jovem, que lembrou de toda a trajetória até chegar ao clube da Gávea.
– Sonhei com isso a vida inteira. Desde a minha saída de Benjamin Constant (cerca de 40 mil habitantes), de barco, até Manaus. Depois a chance de ir para o Rio de Janeiro fazer o teste no clube do meu coração. Passar. Confirmar que ficaria aqui. De gol em gol na base até chegar esse momento. Obrigado, Deus. Obrigado, família. Obrigado, meu Mengão -, disse Werton na ocasião.