Brasil

Flamengo quer colombiano ex-Palmeiras que brilha na Libertadores

De olho no mercado sul-americano, Rubro-Negro adiciona jovem atacante em sua lista de possíveis contratações

Destaque do Atlético Nacional, Marino Hinestroza interessa ao Flamengo. De olho na janela de transferências do meio do ano, o Rubro-Negro observa atentamente o atacante colombiano e o adicionou em sua lista de possíveis contratações. A informação é do jornalista Mauro Cezar Pereira.

Apesar de ter sido expulso no segundo tempo da derrota contra o Internacional, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo F da Libertadores, Hinestroza deu um verdadeiro calor na defesa colorada, sobretudo na etapa inicial. Revelado pelo América de Cali, o jovem de 22 anos teve rápida passagem pela base do Palmeiras entre 2020 e 2021.

Driblador nato, Hinestroza é o típico ponta abusado, que gosta do improviso e dos duelos um contra um. O colombiano tem bom controle de bola com o pé direito e uma potente finalização de média distância. Autor de três gols e quatro assistências em 13 partidas na atual temporada, ele foi o grande nome da vitória do Atlético Nacional por 3 a 0 sobre o Nacional, na primeira rodada da Libertadores, com três participações em gol (uma bola na rede e duas assistências).

Números de Hinestroza pelo Atlético Nacional:

  • 41 jogos
  • 7 gols
  • 7 assistências

Como Hinestroza se saiu no Palmeiras?

Nascido em Santiago de Cali, na Colômbia, Marino Hinestroza chegou ao América de Cali em 2019. No começo do ano seguinte, quando tinha 17 anos, o Palmeiras o contratou por empréstimo com opção de compra. A pandemia de Covid-19, no entanto, acabou adiando os planos do Alviverde para o jovem, que só quando atingiu a maioridade, em setembro, iniciou de fato sua trajetória pelo clube paulista, integrando a equipe sub-20.

Depois de disputar alguns jogos no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil da categoria, Hinestroza, pela primeira vez, passou a integrar o grupo principal do Palmeiras, sob comando de Abel Ferreira. Na época, por conta dos muitos desfalques pela Covid-19 e outros problemas físicos, o técnico português se viu obrigado a recorrer à base para completar o plantel.

Hinestroza celebra gol pelo time sub-20 do Palmeiras
Hinestroza celebra gol pelo time sub-20 do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Relacionado para os jogos contra o Ceará, nas quartas de final da Copa do Brasil, e Fluminense, no Campeonato Brasileiro, o atacante colombiano não saiu do banco de reservas em ambas as oportunidades. Posteriormente, retornou ao time sub-20 e não foi mais chamado para integrar o profissional.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Passagem por México e MLS até chegar ao Atlético Nacional

No fim de 2021, o Palmeiras optou por não exercer a opção de compra e devolveu Hinestroza ao América de Cali. Insatisfeito no time colombiano, o atacante se recusou a renovar o contrato e acabou assinando profissionalmente com o Pachuca. No futebol mexicano, ele teve números tímidos, mas ajudou sua equipe a conquistar o torneio Apertura 2022.

No final de 2023, Hinestroza se transferiu para o Columbus Crew, onde disputou apenas 22 jogos em seis meses. Com a camisa do clube da MLS, o colombiano foi vice-campeão da Champions da Concacaf, perdendo a final exatamente para o Pachuca, seu ex-time.

No meio de 2024, Hinestroza se juntou ao Atlético Nacional por empréstimo. Diferente do que era no América de Cali, o jovem passou a ter mais espaço no retorno a Colômbia. Hoje, pode-se dizer que é um dos protagonistas do maior campeão local.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo