Brasil

1º gol e assistência com a 10: Arrascaeta honra legado de Zico em goleada do Flamengo

Craque uruguaio participa de três gols do Fla na goleada sobre a Portuguesa-RJ

Em 2025, com a saída de Gabigol, a camisa 10 do Flamengo ficou sem dono. No elenco rubro-negro, era natural que Giorgian de Arrascaeta, com sua classe, iria vesti-la. Apesar de ter feito três jogos com o número de Zico até esta quarta-feira (5), o primeiro ato do uruguaio com a numeração será lembrado pela goleada sobre a Portuguesa-RJ hoje.

Pela 8ª rodada do Campeonato Carioca, o meia desfilou sua técnica no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e participou de três gols na goleada por 5 a 0. Primeiro, foi Arrascaeta quem finalizou o chute salvo por Douglas Borges que culminou no gol de Juninho aos 36 do primeiro tempo, no que era o momento difícil do Fla no jogo.

Na etapa final, o craque da seleção uruguaia demonstrou ainda mais sua qualidade em dois lances. No pênalti sofrido por Daniel Sales, deu uma cavadinha que, apesar do goleiro da Portuguesa ter ficado no meio do gol, teve o caminho das redes de forma mágica.

Ele ainda deu uma levantada perfeita na área para Matheus Gonçalves fazer o quarto do dia. Recuperando a forma física, Arrasca só tinha atuado saindo do banco de reservas contra Volta Redonda, Sampaio Corrêa e Botafogo.

A partida de hoje foi a primeira como titular com a 10, somando também suas primeiras participações diretas em gols. Giorgian atingiu 90 assistências com a camisa rubro-negra, atrás apenas de Zico, Júnior e Adílio.

Os dois gols que não tiveram a participação do uruguaio foram o terceiro, marcado por Luiz Araújo após rebote de Douglas em cabeçada de Ayrton Lucas, e o quinto, em bonita troca de passes e chute de Shola na saída do goleiro.

A quinta vitória seguida do Flamengo na temporada o coloca no topo do campeonato estadual, com 13 pontos, mesmo número do segundo e terceiro colocado, Vasco e Volta Redonda, respectivamente.

Agora, porém, o clube da Gávea terá três clássicos nas quatro rodadas finais do Cariocão. Em sequência, visita Fluminense e recebe Botafogo e Vasco, finalizando a primeira fase da competição contra o Maricá, fora de casa.

Portuguesa resiste com goleiro e assusta com atacante, mas Juninho muda o jogo para o Flamengo

O time de Douglas Ferreira, apesar da derrota por 1 a 0 ao fim de 45 minutos, soube competir e incomodar o grande adversário. Romarinho, por exemplo, teve duas grandes chances e obrigou ótimas defesas de Matheus Cunha.

A equipe da Ilha do Governador ainda assustou em chute de Willian com desvio e na cabeçada no susto de Hélio Paraíba após o goleiro flamenguista “caçar borboleta” em escanteio.

Quando Romarinho ou outros atacantes da Portuguesa não brilhavam no ataque, o goleiro Douglas Borges brilhava na defesa, como fez no próprio lance do gol. Ele ainda pegou uma cabeçada de Juninho que parecia indefensável aos 16, além de parar Luiz Araújo em finalização colocada de fora da área.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Fla acorda após sustos e costura goleada

A Portuguesa voltou com ousadia novamente para etapa final. Aos sete minutos, Marcus Vinicius roubou de Daniel Sales na ponta esquerda e cruzou para Hélio Paraíba marcar, mas Evertton Araújo cortou antes que o centroavante chegasse. Na sequência, em escanteio, Cleiton quase fez contra ao desviar no travessão.

Passado os sustos, o time de Filipe Luís começou a controlar o jogo e rodar a bola com paciência. Assim que surgiu o segundo gol, sendo o terceiro praticamente seguido. Matheus Gonçalves substituiu Everton Cebolinha e cravou o quarto pouco depois. Shola também saiu do banco para fazer o quinto nos minutos finais.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo