Brasil

Fizeram escudos de futebol às escolas de samba do Rio, e o resultado ficou demais

A mistura entre futebol e carnaval no Rio de Janeiro acontece de maneira natural. Afinal, maior que a paixão dos cariocas pelas escolas de samba, apenas pelos clubes da cidade. E o designer Otávio Pilz teve uma ideia bastante criativa: transformar os símbolos das escolas de samba em escudos de clubes de verdade. Fez um trabalho completo com todas as agremiações do Grupo Especial e da Série A (a divisão de acesso) do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM: Viaje no tempo com este mapa interativo sobre os clubes do Cariocão nos anos 1920 e 1930

Na galeria, você pode conferir os símbolos das 12 escolas da elite, assim como de outras quatro tradicionais do segundo nível. Interessante perceber que o trabalho não foi feito a esmo, com algumas relações evidentes (a águia da Portela e o Manchester City, por exemplo) e outras bastante sutis (a Beija-Flor, escola de Zico, com o Kashima Antlers). Além disso, o designer também buscou referências indo muito além do básico das grandes ligas europeias.

Abaixo, os 16 escudos, gentilmente cedidos por Pilz à Trivela. Para conferir os outros desenhos da Série A, você pode acessar o site do designer.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo