‘O começo de Filipe Luís é similar ao de Guardiola no Barcelona e Zidane no Real Madrid’
O comandante do Flamengo caminha para o seu quarto troféu em apenas cinco meses como treinador

Rodrigo Bueno, comentarista da “ESPN Brasil” afirmou no programa “F90” que o início de Filipe Luís se assemelha aos começos de Pep Guardiola e Zinedine Zidane em Barcelona e Real Madrid, respectivamente.
O comentarista se baseia no fato de Filipe Luís, assim como Guardiola e Zidane, ter jogado no clube e ganhado identificação com a torcida antes de assumir o comando técnico da equipe.
— O Guardiola já era identificado com o Barcelona, foi jogador do Barcelona, conhecia as canteiras. E aí, quando ele assume, ele já sabia o que o “barcelonismo” representa, o que a torcida culé gosta. Foi um sucesso. Começou a empilhar taças e aplicou um tipo de jogo bonito, como gosta o Barcelona, totalmente identificado com o clube. O Zidane, assim como o Filipe Luís, já trabalhava na base, já conhecia o vestiário e era um cara querido. Foi jogador do clube, assim como o Filipe Luís foi do Flamengo. Ele assumiu e todo mundo “Será que vai dar? Ele está pronto?” Ele ganha três Champions — afirmou Bueno.
“O começo dele é similar, porque tem essa identificação com o clube. Ele sabe muito bem onde ele está, a torcida que ele tem por trás, os jogadores que ele têm. Então, tem essa associação. Agora, se ele vai ganhar três Champions ou três Libertadores, só o tempo vai dizer”, concluiu.
Desempenho de Filipe Luís no Flamengo
Filipe Luís assumiu o Flamengo em outubro do ano passado e vem impressionando positivamente. Venceu a Copa do Brasil de 2024, a Supercopa do Brasil e a Taça Guanabara em 2025, e está prestes a erguer a taça do Campeonato Carioca.
Nesta temporada, são 10 vitórias e um empate em 11 jogos. Somando todo o seu período como treinador do Flamengo, Filipe Luís tem 27 triunfos, seis empates e quatro derrotas — um aproveitamento de 78,37%.
O treinador, de apenas 39 anos, pode estender sua galeria de troféus com o Flamengo, que já conta com 10 como jogador (incluindo bi do Brasileiro e da Libertadores, e uma Copa do Brasil), neste domingo (16).
O Flamengo enfrenta o Fluminense às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, no jogo de volta das finais do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 2 a 1 e precisa de apenas um empate para erguer a taça.
