Brasil

Fifa confirma Brasil como sede da Copa-2014

Nesta terça-feira, a Fifa confirmou o Brasil como a sede da Copa do Mundo de 2014, em cerimônia realizada em Zurique. Após uma última apresentação da candidatura brasileira, que durou cerca de meia hora, os membros do comitê executivo da Fifa se reuniram antes do anúncio oficial. O Brasil, candidato único para receber o evento, voltará a sediar uma Copa depois de 64 anos.

A comitiva brasileira em Zurique contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ricardo Teixeira (presidente da CBF), do escritor Paulo Coelho, Romário e um grande número de políticos, principalmente governadores. O Brasile se tornou o quinto país a receber o Mundial pela segunda vez. Antes, Alemanha, México, França e Itália sediaram a competição em duas edições.

“A Copa deixará muito mais do que estádios modernos. Deixará uma herança para a população, como melhorias na segurança pública. O Brasil está preparado para fazer o dever de casa. Quero destacar que temos recebido apoio irrestrito do governo brasileiro em todos os seus níveis. Nosso agradecimento especial ao presidente Lula, por todo o apoio que ele tem dado ao futebol”, disse Teixeira em seu discurso. Orlando Silva, ministro dos Esportes, Paulo Coelho e Eduardo Braga, governador do Amazonas, também falaram para a platéia.

Também foram exibidos alguns vídeos sobre o País, com os possíveis benefícios que a realização do Mundial trará. “o Brasil é mais do que um país, é quase um continente. Talvez não devesse dizer isso, mas fiquei impressionado com a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido aqui a Zurique o escritor Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor muito específico e eu acho que isso é o futebol, isso é o Brasil”, disse Joseph Blatter, presidente da Fifa, após a apresentação brasileira.

O dirigente havia criticado há algumas semanas o fato de o Brasil ser candidato único para receber a Copa-2014. Argentina e Colômbia pensavam em receber a competição, mas desistiram da idéia. Pela falta de concorrência, a Fifa decidiu acabar com o ‘rodízio de continentes’ para definir as futuras sedes do Mundial.

Com a confirmação, agora caberá ao comitê organizador definir quais serão as cidades-sede do Mundial. Das 18 candidatas, de oito a dez devem ser escolhidas. O País estima um gasto em torno de US$ 1,1 bilhão para reformar e construir estádios para abrigar os jogos da Copa.

A Fifa também anunciou qual será a sede do Mundial Feminino de 2011. A Alemanha levou a melhor sobre o Canadá e receberá o torneio.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo