BrasilBrasileirão Série AGames

FIFA 17 terá 23 clubes brasileiros, com 18 da Série A e cinco da Série B

A EA Sports anunciou na quinta-feira que 23 clubes brasileiros estarão no FIFA 17, incluindo 18 da Série A e outros cinco da Série B. Apenas Corinthians e Flamengo entre os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro não estarão no jogo, por terem contrato de exclusividade com a Konami e o PES.

LEIA TAMBÉM:
– Parceria com CBF facilita licenciamento de clubes e jogadores, diz executivo do PES
– Football Manager 2017 não será vendido no Brasil por problemas de licenciamento
– Atualize seu Football Manager após o fechamento da janela de transferências de 2016/17

“Um pouco do mais empolgante futebol é jogado no Brasil, diante de alguns dos mais apaixonados torcedores, então nos comprometemos a continuar a trazer a experiência à vida para os fãs do EA Sports FIFA”, afirmou Jonathan Harris, gerente da EA Brasil. “Este é o mais número de times brasileiros no FIFA desde o lançamento da última geração de consoles e nós estamos muito empolgados em vê-los voltar ao modo carreira”, continuou o executivo.

Os clubes representados serão:
– América Mineiro
– Atlético Mineiro
– Atlético Paranaense
– Avaí
– Botafogo
– Coritiba
– Chapecoense
– Criciúma
– Cruzeiro
– Figueirense
– Fluminense
– Goiás
– Grêmio
– Internacional
– Joinville
– Ponte Preta
– Palmeiras
– Santa Cruz
– Santos
– São Paulo
– Sport
– Vasco
– Vitória

Avaí, Criciúma, Goiás, Joinville, Vasco são os representantes da Série B. Eles estarão no jogo por já terem contrato com a EA Sports anteriormente e assim continuam possíveis de serem escolhidos no game entre os times do resto do mundo. O Bahia também tinha contrato com a EA Sports, mas foi encerrado e não estará no jogo. O fato curioso é que na imagem divulgada pela EA Sports (que você vê neste post), o escudo do Palmeiras não é o oficial. Imaginamos que tenha sido um erro, mas é estranho. No Facebook da EA Sports Brasil, o logo do Palmeiras aparece certinho. Aqui, ó. Na imagem do post, também já colocamos a imagem atualizada.

A liga brasileira deve ser chamada assim mesmo, apenas de liga brasileira, já que o nome Campeonato Brasileiro, ou Brasileirão, são da CBF – que também fechou acordo de exclusividade com o rival PES. Em termos de licenças, porém, o jogo da EA Sports costuma levar uma grande vantagem. Ainda não foram feitos anúncios oficiais sobre todas as ligas que estarão presentes no jogo. Sabemos, certamente, que a J-League estará, assim como a Premier League e La Liga. É bastante provável que a Bundesliga também esteja no game.

Em termos de estádios, não há informação de nenhum brasileiro que esteja licenciado. O que se sabe é que o Camp Nou, do Barcelona, deve deixar o FIFA 17 graças ao acordo do clube espanhol com a Konami para o PES 2017. A EA Sports ainda não divulgou todas as licenças que o jogo terá, provavelmente porque ainda está negociando muitas delas. Mas em termos de estádios, haverá uma grande variedade para ser escolhida. Há 17 estádios inventados, os 20 estádios da Premier League e mais diversos estádios pela Europa, principalmente:

Allianz Arena (Bayern de Munique)
Amsterdam ArenA (Ajax)
Borussia-Park (Borussia Mönchengladbach)
Donbass Arena (Shakhtar Donetsk)
Estadio Vicente Calderon (Atlético de Madrid)
Imtech Arena (Hamburgo)
Juventus Stadium (Juventus)
Mestalla (Valencia)
Olympiastadion (Hertha Berlim)
Parc des Princes (Paris Saint-Germain)
San Siro / Stadio Giuseppe Meazza (Milan/Inter)
Santiago Bernabéu (Real Madrid)
Signal Iduna Park (Borussia Dortmund)
Stade Gerland (Lyon)
Stade Vélodrome (Olympique de Marseille)
Stadio Olimpico (Roma)
Veltins (Schalke 04)
La Bombonera (Boca Juniors)
Monumental de Ñunez (River Plate)
BC Place Stadium (Vancouver Whitecaps)
CenturyLink Field (Seattle Sounders)
Estadio Azteca (América-MEX)

A disputa entre EA Sports e Konami está acirrada. Tomara que isso resulte em jogos melhores e mais abrangência das licenças, incluindo, quem sabe, mais times ao redor do mundo e sul-americanos. Nas últimos edições, a EA Sports se preocupou em ter a liga argentina, chilena, colombiana e brasileira (esta última é negociada clube a clube, individualmente, como já falamos por aqui). O que acaba atrapalhando quem gosta dos jogos é a exclusividade entre uma e outra, mas isso faz parte da disputa.

FIFA 17 será lançado no dia 29 de setembro. A versão demo chega no dia 13 de setembro.

Chamada Trivela FC 640X63

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo