Eu voltei! Grafite já marcou um golaço logo na volta do Santa Cruz à Série A

Era dia 3 de dezembro de 2006 quando o Santa Cruz disputava a sua última partida de Série A. Foi uma derrota por 3 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro. O time já estava rebaixado. Foi o último colocado naquele ano. Começava a sua queda vertiginosa, que só acabou na Série D (e até tendo que brigar por uma vaga na quarta divisão). Neste domingo, 15 de maio de 2016, o tricolor reestreou na primeira divisão. E foi em grande estilo. No estádio do Arruda, no Recife, o Santa goleou o Vitória por 4 a 1, com direito a um golaço de Grafite, estrela da equipe.
VEJA TAMBÉM: Guia Corneteiro do Brasileirão 2016
O time de Recife vive um ano mágico. Foi campeão da Copa do Nordeste, um título inédito na história do clube, batendo o Campinense na final. Depois, venceu o rival Sport na disputa pelo título Pernambucano, conquistando o seu quinto título estadual nos últimos seis anos. O maior desafio começou neste domingo pelo Campeonato Brasileiro. O adversário também veio da Série B, também é do Nordeste e sentiu a força do atual campeão do Nordestão.
O jogo às 11h da manhã no Recife deve ser uma raridade, já que nem sempre é possível aguentar o forte calor na capital pernambucana, exceto nesse período de outono e inverno. O público compareceu em bom número. Foram 20.038 pessoas para ver uma bela atuação do Santa Cruz e goleada, logo de cara.
A começar com 28 minutos. Naquele que foi o gol mais bonito da partida, Grafite deu uma caneta e tocou com muita categoria na saída do goleiro para marcar 1 a 0. Depois, aos 43, novo gol de Grafite. Em cruzamento para a área, o camisa 23 desviou e balançou as redes. O Vitória diminuiu na segunda etapa com Kieza, aproveitando rebote do goleiro Tiago Cardoso. Eram 34 minutos do segundo tempo e ainda havia tempo para uma reação.
Só que o Santa aproveitou as chances que teve no final para consolidar o placar. Keno fez grande jogada individual e tocou para o meio. A bola sobrou para Fernando Gabriel tocar com categoria no canto e aumentar o placar para 3 a 1. Depois, já aos 41 minutos, o gol derradeiro. Keno novamente fez boa jogada, foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Ele mesmo cobrou, bateu mal, mas acabou marcando mesmo assim, fechando o placar em 4 a 1.
Como o Campeonato Brasileiro é uma incógnita em relação a quem poderá brigar pelo que, toda vitória é importante. O Santa Cruz, seja com qual a sua briga no campeonato, tinha uma responsabilidade ao estrear novamente na primeira divisão. A vitória por 4 a 1 dá confiança para um time que vem em grande momento. O Vitória pode brigar por objetivos parecidos com o Santa Cruz. Por isso, talvez mais para frente este jogo tenha um valor ainda maior.
Botafogo perde para o São Paulo em Volta redonda
Quem também conseguiu uma vitória importante foi o São Paulo. Jogando fora de casa diante do Botafogo, o tricolor paulista escalou 11 reservas. Mesmo assim, venceu por 1 a 0, gol de falta do garoto Lucas Fernandes. O vice-campeão carioca deixou muito a desejar em campo. Aliás, os dois times deixaram.
O São Paulo viu que seu time reserva não é lá muito competitivo e conseguiu três pontos importantíssimos, já que jogou tão enfraquecido. Poucos se salvaram em termos de atuação. Mas Lucas Fernandes conseguiu um gol que é importante, para ele e para o clube.