BrasilBrasileirão Série ASul-Americana

Em meio à dor sem tamanho, serve de alento a forma como a comunidade do futebol abraça a Chape

Não existem palavras capazes de traduzir a dor que se vive neste momento, diante da tragédia ocorrida com o voo que levava a Chapecoense à decisão da Copa Sul-Americana. Os sentimentos e os pensamentos de todos se direcionam às vítimas do acidente aéreo. Desejam a paz eterna aos falecidos, a recuperação aos sobreviventes, o conforto a familiares e amigos. Também a força à cidade de Chapecó e aos colegas dos demais profissionais presentes na aeronave, para que sigam em frente no trabalho. E, em meio à angústia, resta o alento pela maneira como a comunidade do futebol se manifestou diante do desastre.

Por mais que as condolências representem pouco diante do que aconteceu, elas reforçam como o futebol ainda pode se mobilizar em torno de uma causa maior. Independente das fronteiras ou de qualquer outra barreira, muitos clubes e jogadores dedicaram seus sentimentos ao ocorrido com a Chapecoense. Contas oficiais publicaram mensagens. Já na Europa, diversos clubes iniciaram a manhã com um minuto de silêncio às vítimas antes de seus treinamentos.

Para não ser injusto com tantos posicionamentos, selecionamos três, em especial, para ressaltar a comoção. Três clubes que enfrentaram fatalidades parecidas em seu passado: Torino, Manchester United e Alianza Lima. Representam a alma e o coração que preenchem a comunidade do futebol, a despeito de qualquer transformação que ele atravesse.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo