‘Não podemos descartar nada’: Elano opina sobre chance de título do Bahia no 1º ano completo de Grupo City
O ex-jogador do Santos e do Manchester City falou com a imprensa em evento do clube inglês na zona Sul de São Paulo
A janela de transferências e a pré-temporada do Bahia estão gerando expectativas para o futebol em 2024. Depois de escapar do rebaixamento do Campeonato Brasileiro em 2023, o risco de queda parece ser uma conversa deixada no passado. A equipe já começou o ano se movimentando no mercado para viver uma temporada melhor. Temporada que, por sinal, será a primeira completa sob a administração do Grupo City.
O ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira foi um dos que viveu esse processo no “nascimento” do Grupo City. O brasileiro chegou ao Manchester City em 2007, um ano antes da oficialização da compra do time pelo Sheik Mansour, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos. Com a experiência de viver essa transição para a fase “rica” da equipe, Elano deu seu palpite sobre a temporada de 2024 do Bahia, mais novo integrante do clube desde 2023.
O ex-Citizen esteve presente no Treble Trophy Tour em São Paulo, evento que expôs as últimas taças conquistadas pela equipe de Pep Guardiola no Beach Arena Real Park, no bairro do Morumbi, neste sábado (13). Em entrevista à Trivela, Elano disse que “não dá para descartar nada” quando falamos sobre a possibilidade de um título para o Bahia já em 2024, mas que antes de mais nada, “processos tem que ser respeitados”.
— No futebol a gente não pode descartar nada. Já fui campeão em time montado às pressas e que foi campeão brasileiro. Que dirá com um grupo organizado fazendo parte de um clube de muita tradição, que é o Bahia. Tudo é possível, mas a gente sabe que processos tem que ser respeitados. E assim, no City, com todas essas taças que nós estamos vendo aqui… Estamos falando de 2008. Teve um processo até 2023 pra que conquistasse esses títulos. Então, o Bahia está passando por esse processo.
Chegada de Everton Ribeiro é sinal da força do Bahia, diz Elano
Elano citou a contratação de Everton Ribeiro, vindo do Flamengo, como um sinal desse momento de reestruturação e um indicativo de que o Bahia “tem tudo para conquistar” novas taças.
— A gente vê aí a contratação de grandes jogadores. O Everton Ribeiro é uma grande peça, um cara de qualidade, um cara de referência, com uma índole fantástica. Então, acho que o Bahia tem tudo para conquistar, mas tem um processo para ser passado.
Ainda assim, ele reforça que a briga para ganhar um Brasileirão, por exemplo, será bastante acirrada.
— Esse ano, o Campeonato Brasileiro, a gente sabe que não é um campeonato fácil de conquistar. Tem outros clubes, tem Palmeiras, tem Atlético, tem Flamengo. Mas eu acredito que o Bahia vai voltar, vai passar a ser um clube que daqui um tempinho, bem rápido, eu acho que vai estar brigando por conquistas.