Brasil

Os reservas viram titulares? A corrida pela vaga de Endrick no Palmeiras está aberta

Abel Ferreira tem apontado preferência por dupla que terminou a temporada como reserva

O Palmeiras fez 13 gols nos cinco amistosos realizados pelo time em sua pré-temporada – seis deles anotados por atacantes. E os dois homens de frente que fizeram mais gols são azarões na briga por uma vaga no ataque, em substituição a Endrick.

Luis Guilherme e Breno Lopes fizeram dois gols cada. Mas a tendência aponta Rony e Flaco López como favoritos à titularidade. A conclusão se baseia nos dois jogos-treino realizados pelo Palmeiras na terça-feira (16): 2 a 1, contra o São Bernardo, e 3 a 2, sobre o Lemense.

Um time claramente titular em outros setores, com Weverton, Gómez, Zé Rafael e Veiga teve Flaco e Rony como atacantes. Já o suposto reserva atacou com Breno e Bruno Rodrigues.

Vale lembrar que, além de ser artilheiro da pré-temporada, Breno terminou o ano como titular e peça importante na conquista do bicampeonato brasileiro.

Luis Guilherme está cumprindo um cronograma diferenciado e nem pôde atuar nas partidas da terça, as únicas duas comandadas por Abel Ferreira – o que o afasta da briga pela titularidade. Meia de origem, Luis só foi aproveitado por Abel na ponta em 2023.

A situação pode mudar, já que a diretoria trouxe Bruno Rodrigues para atuar no ataque e o meio-campo está hoje mais carente. O Palmeiras ainda quer um meia para fechar o elenco. No momento, além de Veiga, Jhon Jhon é o outro homem para o setor na visão de Abel.

Tal número, no entanto, pode crescer, ainda que não chegue mais ninguém para o elenco. Atuesta e Luis Guilherme conhecem a função.

Atacante de ocasião

Quem também aparece como artilheiros dos jogos-treino é Mayke. O lateral, titular indiscutível de Abel, fez um gol jogando como atacante, no primeiro jogo do ano (Rio Branco), e outro no último, contra a Lemense.

Contra a equipe de Americana, ele relembrou o período improvisado como homem de frente. Já no amistoso derradeiro, Mayke cumpriu o papel que deve de fato desempenhar em 2024, na lateral.

Outros artilheiros sem espaço

Outros dois jogadores também fizeram dois gols nos jogos-treino, mas nada indica que terão espaço entre os titulares. Mas, para ambos, aparecer bem na pré-temporada abre portas.

Atuesta fez dois gols e pode se tornar uma opção a sério para substituir ou revezar com Raphael Veiga. Após praticamente um ano inteiro se recuperando de ruptura de ligamento no joelho direito, o colombiano precisa conquistar a atenção da comissão.

Atuesta esteve cotado para ser emprestado, e a manobra ainda não está descartada. Assim como Luis Felipe, ele pode começar a ser usado como meia, um pouco mais à frente do que foi noralmente usado por Abel.

Já Rafael Coutinho, reserva no sub-20, pode até ter acendido algum sinal para Vitor Castanheira, o auxiliar de Abel que organiza o sobe-e-desce na base. Será uma mudança de status em relação ao que era pensado para ele no momento.

Os jogos-treino da pré-temporada do Palmeiras

Palmeiras 4 (Luis Guilherme, Rafael Coutinho (2) e Mayke)
Rio Branco 0

Palmeiras 1 (Atuesta)
União Suzano 1

Palmeiras 3 (Luis Guilherme, Atuesta e Flaco López)
São Caetano 0

Palmeiras 2 (Rony e Breno Lopes)
São Bernardo 1

Palmeiras 3 (Brenno Lopes, Gómez e Mayke)
Lemense (2)

Artilheiros

Luis Guilherme (2)
Rafael Coutinho (2)
Mayke (2)
Atuesta (2)
Breno Lopes (2)
Flaco López
Rony
Gustavo Gómez

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023
Botão Voltar ao topo