BrasilCampeonato Brasileiro

David Luiz no Flamengo é uma ótima notícia para o clube e para o jogador

Sondado no Benfica, zagueiro optou por retornar ao Brasil para defender o Mengão

Parem as máquinas! O Flamengo anunciou mais um reforço de nível internacional. David Luiz, de 34 anos, é mais um astro que chega ao elenco de Renato Portaluppi. Ex-Arsenal, o zagueiro deve acrescentar ainda mais segurança a um setor bastante criticado no Rubro-Negro.

O anúncio foi feito neste sábado, após acordo entre o jogador e o estafe do Fla em um hotel localizado em São Paulo. Já se sabe até o número que o defensor vestirá na sua passagem pela Gávea: o 23. Na mira do Benfica nos últimos meses, David Luiz acabou descartado pelos Encarnados por conta dos altos valores envolvidos.

David Luiz não atuava por clubes brasileiros desde 2007, quando deixou o Vitória para assinar com o Benfica. Desde então, passou por Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal, seu último clube na Europa, com quem não renovou após a última temporada.

Apesar da desconfiança, é possível dizer que é sim uma boa notícia para o Flamengo, mas mais do que isso, para a carreira do zagueiro, que volta a defender uma equipe de ponta e briga por múltiplas taças em 2021. O fato de ter vindo da Premier League, a competição com o nível mais alto da Europa no momento credencia David Luiz a chegar não como um jogador em fase final de carreira, mas como um reforço importante para os planos de Renato.

Muito embora as grandes críticas a David ainda sejam referentes à sua participação na derrota do Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, o próprio jogador parece ter deixado isso para trás, tendo vivido bons momentos desde então, sobretudo nas divididas pelo alto. Em que se pese, o Arsenal como um todo estava imerso em uma péssima fase recentemente, e com David, que efetivamente cometeu algumas falhas relevantes, não seria diferente. Trata-se, porém, de uma ótima chance para que o atleta mude um pouco a sua imagem junto ao público brasileiro.

A questão principal para o Flamengo é o impacto técnico de um jogador que já chega com carreira consolidada e em boa forma física, sem lesões preocupantes, emprestando sua experiência para o clube em um período crucial de crescimento. É justo que se questione se David Luiz ainda tinha espaço e prestígio para atuar no futebol europeu, mas a opção de assinar com o Fla não é mais um passo atrás para a carreira de ninguém que retorna da Europa, por conta da projeção internacional que o clube carioca oferece hoje.

Em âmbito geral, David levantou taças por onde passou: desde o Vitória, com o título baiano em 2007, passando por Benfica (campeão português em 2010 e 2x da Copa da Liga), por Chelsea (Liga dos Campeões em 2012, 2x Liga Europa em 2013 e 2019, além da Premier League em 2017), PSG (bicampeão Francês, da Copa da França e da Copa da Liga) e Arsenal (FA Cup em 2020). Tudo indica que essa nova passagem pelo Brasil também será coroada com alguns troféus.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo