Brasil

O curioso motivo que fez a Federação Bahiana cancelar jogo da última rodada do estadual

Entidade acatou pedido dos clubes e decidiu pela não realização da partida

Por um motivo inusitado, o jogo entre Jacobina e Colo-Colo, válido pela última rodada do Campeonato Baiano, foi cancelado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Na tarde da última quinta-feira (20), pouco depois da entidade confirmar a não realização da partida, Aníbal Auguato, presidente do Jegue da Chapada, explicou a decisão da entidade.

— Na verdade, foi um pedido feito em conjunto por ambas as equipes, porque a gente entendia que era uma partida que não fazia mais sentido acontecer, já que os dois clubes não brigam por mais nada na tabela e estão rebaixados — disse o mandatário do Jacobina.

Mais importante até que a questão esportiva, Aníbal citou o fator financeiro para justificar o cancelamento do jogo. Segundo o dirigente, as duas equipes economizaram custos, e a decisão acabou sendo boa para todas as partes, incluindo FBF e “TVE” (emissora que detém os direitos de transmissão do estadual).

Era um jogo que não mudaria nada na tabela, então enxergamos a oportunidade de economizar custos para ambos os times, para a FBF e para a TVE, ou seja, era bom para todo mundo. Fizemos a solicitação para a FBF, também consultamos a “TVE”, e todo mundo aceitou, porque acabou sendo bom para todo mundo.

Matematicamente rebaixado, o Jacobina tem três pontos conquistados e ocupa o nono lugar. Com a mesma pontuação, porém com o saldo de gols pior, o Colo-Colo amarga a lanterna do certame.

Taça do Campeonato Baiano
Taça do Campeonato Baiano (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Confira a nota divulgada pela FBF

“O confronto entre Colo-Colo e Jacobina, que seria realizado neste sábado (22), pela 9ª e última rodada da primeira fase do Baianão, foi cancelado pela RDI-03/25. Os clubes solicitaram à Federação Bahiana de Futebol a não realização do jogo.

Como as duas equipes já foram rebaixadas para a Série B de 2026, e o cancelamento da partida não causa prejuízos para os demais participantes da competição, a FBF acatou os pedidos com a anuência da TVE, detentora dos direitos de transmissão do Baianão.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Panorama do Campeonato Baiano

A primeira fase do Campeonato Baiano se encerra neste sábado (22). Com todos os jogos marcados para as 18h30 (horário de Brasília), a rodada final definirá a ordem de classificação para as semifinais, além das últimas vaga no G4 e para a Série D 2025.

Três times já estão garantidos no mata-mata, são eles: Vitória, Jacuipense e Bahia. A ordem de classificação, no entanto, ainda precisa ser confirmada. A posição no G4 é importante, já que determina quem decidirá os confrontos eliminatórios em casa. 

Atlético de Alagoinhas (quarto colocado) e Juazeirense (quinto colocado) brigam pela última vaga. 

Porto x Barcelona de Ilhéus é o único duelo da última rodada que não interfere na classificação para as semifinais e rebaixamento. Ambos os clubes, porém, lutam por vaga na Série D, assim como o Jequié, que encara o Jacuipense

Jogos da última rodada do Baianão

  • Bahia x Juazeirense — Arena Fonte Nova
  • Atlético de Lagoinhas x Vitória — Carneirão 
  • Jequié x Jacuipense — Waldomirão 

 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo