Brasil

No radar de europeus, Cuiabano mantém plano de cuidados especiais para sequência no Botafogo

Sondado por clubes de Itália e Espanha, lateral tem rotina especial de treinamentos para longa temporada no clube

Há um mês sem jogos oficiais, o Botafogo passa por uma intertemporada antes da estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (30), contra o Palmeiras, no Allianz Parque. E este período foi importante para alguns jogadores aprimorarem a parte física para a sequência da temporada.

Foi o caso do lateral-esquerdo Cuiabano. O jogador de 22 anos, reserva de Alex Telles, contou com preparador físico exclusivo e nutricionista particular para melhorar a sua parte física. E os resultados já apareceram.

Cuiabano perdeu gordura corporal e ganhou massa muscular nos últimos meses. O lateral-esquerdo etá com nível de gordura corporal abaixo de 10%, considerado ideal por especialistas para atletas. Além disso, ganhou 1,5kg de massa muscular, principalmente nas pernas. E aumentou o seu nível de força muscular em 30%.

Cuiabano perdeu gordura corporal nos últimos meses de Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Cuiabano perdeu gordura corporal nos últimos meses de Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Além do Brasileiro, o Botafogo também disputa a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes em 2025. O Glorioso pode fazer até 68 jogos até o fim da temporada. Por isso, Cuiabano valoriza a sua preparação particular e coletiva no Botafogo para a sequência do ano.

— Estou muito motivado para esse ano. A gente sabe que a cobrança no Botafogo é grande, mas isso nos faz evoluir como jogadores e como equipe. O grupo está muito focado, tem qualidade e vai brigar
por títulos — afirmou Cuiabano.

— Quero dar o meu melhor para ajudar o time e conquistar coisas importantes. Sei que ainda posso crescer muito e estou trabalhando forte para isso — completou lateral-esquerdo.

No ano passado, foram 34 jogos do lateral, sendo 25 como titular. A concorrência no setor é grande, já que o titular é o veterano Alex Telles, dono de atuações seguras e peça importante nos títulos conquistados em 2024.

Cuiabano recebeu proposta de clube turco

Revelado pelo Grêmio, Cuiabano chegou ao Botafogo durante o primeiro semestre de 2024. Ele foi titular em parte da temporada e viveu bom momento no clube antes da chegada de Alex Telles. O bom futebol apresentado no último ano já atraiu olhares do futebol europeu, como mostrou a Trivela.

Cuiabano chegou a receber uma proposta do Fenerbahçe de 8 milhões de euros (R$ 49,4 milhões) na última janela de transferências, mas a oferta foi recusada pelo Botafogo. A Trivela apurou que o jogador também foi sondado por clubes da “segunda prateleira” da Itália, Espanha e Grécia, mas as conversas não evoluíram.

Cuiabano tem contrato com o Botafogo até o fim de 2027. O jogador topou a mudança do Grêmio para o Glorioso justamente pelo projeto do clube carioca para ele, que conta com uma transferência para a Europa em um futuro breve — inclusive com a possibilidade de transferência para outro clube da Eagle Holding de John Textor.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo