Brasil

Cartão Postal e Portinari: Cruzeiro lança camisa homenageando ponto turístico de BH

Camisa branca traz elementos inspirados na Igreja da Pampulha, tendo seus detalhes fazendo referência à obra do artista

O Cruzeiro lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (26), seu segundo uniforme para a temporada de 2024, a tradicional camisa branca. A peça já tinha tido seu design vazado durante a semana, e a divulgação formal confirmou que se trata de um dos mais bonitos lançamentos no ano. A repercussão entre torcedores cruzeirenses e de outros clubes foi bastante positiva e elogiosa.

O uniforme II do Cruzeiro é tradicionalmente branco, e, normalmente, tem detalhes azuis. Em 2024, a Adidas, empresa alemã que fornece material esportivo para o time celeste, criou um modelo inspirado em um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis, popularmente chamada de Igreja (ou Igrejinha) da Pampulha. O templo fica na região belo-horizontina da Pampulha, próxima às Tocas da Raposa 1 e 2, centros de treinamento do clube estrelado.

Os detalhes da camisa, na gola, nas mangas e nas laterais do uniforme remetem à obra do artista Cândido Portinari e seus painéis azulejados que dão um aspecto único à Igreja.

O lançamento contou com jogadoras do time feminino do Cruzeiro, as Cabulosas. As jogadoras Byanca Brasil, Tipa e Vitoria Calhau foram as modelos escolhidas para vestirem os uniformes.

O Cruzeiro lançou o uniforme principal do time no último dia 5 de março.

Referências aos 74 anos de estreia do uniforme branco do Cruzeiro

A camisa ainda faz referência aos 74 anos de estreia do uniforme branco do Cruzeiro, com o slogan “Camisa Iluminada do Cruzeiro”. Segundo o clube celeste, o lançamento resgata “o simbolismo dos 74 anos de estreia do uniforme branco da Raposa. Nos jogos noturnos da época, a camisa branca resplandecia em um passado de pouca iluminação dos estádios”.

A Adidas tem sido elogiada pelos lançamentos de camisas do Cruzeiro, que ano após ano estão entre os mais bonitos da empresa alemã
A Adidas tem sido elogiada pelos lançamentos de camisas do Cruzeiro, que ano após ano estão entre os mais bonitos da empresa alemã – Foto: Divulgação Cruzeiro/Adidas

O Cruzeiro ainda afirma que “os elementos artísticos da Igreja e o branco marcante no uniforme se inspiram na homenagem que o próprio ponto turístico da Pampulha faz à São Francisco de Assis, descrito por Dante Alighieri como a ‘Luz que brilhou sobre o mundo’. Assim como a Igreja ilumina a Pampulha, a camisa branca ilumina o Cruzeiro mesmo quando o time estiver longe de casa”.

A camisa é predominantemente branca, com as estrelas do Cruzeiro, o símbolo da Adidas e as tradicionais três listras em azul. Os detalhes das mangas, gola e laterais são misturas de tons de azul e branco, que se juntam em desenhos orgânicos.

O Cruzeiro irá estrear a nova camisa neste sábado (27), quando o time feminino enfrentará o rival América-MG, às 16h, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo Brasileirão da categoria. Já o masculino atuará com o uniforme pela primeira vez no domingo (28), quando receberá o Vitória, no Mineirão, às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Repercussão positiva entre torcedores

A nova camisa II do Cruzeiro foi bastante elogiada por cruzeirenses e torcedores de outras equipes. Além disso, parte da torcida aproveitou o lançamento para criticar o desempenho do time masculino. Veja:

A nova camisa branca da Raposa já está disponível nas lojas oficiais do Cruzeiro e no site da Adidas Brasil por R$349,99 nas versões masculina e feminina e R$299,99 no modelo infantil.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo