Brasil

Preparador que previu gol do Corinthians tem sido elo entre Ramón Diáz e jogadores

Único brasileiro da equipe do técnico argentino recebeu abraço especial de Pedro Henrique em comemoração

Assim que fez o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, o atacante Pedro Henrique foi diretamente ao banco de reservas e deu um forte abraço no preparador físico Diego Pereira. 

E a reação tem muito a ver com o papel do profissional no clube alvinegro, que vai além da sua função. Diego tem funcionado como um elo importante entre a comissão técnica liderada por Ramón Díaz e o grupo de jogadores. 

Único brasileiro da equipe de Ramón, o idioma é o primeiro ponto que faz Pereira uma espécie de meio-campo não só com os atletas, como também com outros funcionários do dia a dia corintiano, sobretudo nos primeiros dias após a chegada do novo corpo técnico. 

O reflexo é que o preparador físico é presença na sala de imprensa em todas as entrevistas coletivas concedidas por Ramón e Emiliano Díaz desde a chegada da dupla ao Corinthians servindo como uma espécie de tradutor, principalmente quando somente Ramón está diante do microfone. 

Premonição no gol de Pedro Henrique contra o Juventude

Além da importância no cotidiano com os atletas do Timão, o abraço de Pedro Henrique ao marcar o primeiro gol com a camisa corintiana no empate em 1 a 1 com o Juventude, neste domingo (4), teve um sentido de premonição. 

O atacante iniciou a partida entre os reservas e entrou no lugar do volante Raniele após o intervalo, deixando a marca dois minutos após entrar em campo. 

Antes, no entanto, Diego Pereira havia previsto que Pedro iria às redes e comentou com o atacante enquanto conduzia o aquecimento para a entrada do jogador. 

– Preparador físico falou: “entra que você vai fazer um gol hoje”. E eu respondi que se eu fizesse o gol iria abraçá-lo. O mais justo era comemorar com ele e toda a comissão técnica que vem tentando me ajudar, dar confiança novamente para todos os jogadores, principalmente aqueles como eu, que no primeiro semestre sofri com lesões, que me atrapalharam bastante – contou Pedro Henrique na zona mista após a partida. 

Com Pedro, em especial, a relação também foi construída pelo período em que esteve em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, que o tirou dos gramados por pouco mais de dois meses. 

Quando Ramón Díaz e a sua comissão técnica chegaram ao Timão, Pedro tinha recém-retornado do departamento médico, mas ainda não estava 100%, tanto que foi ausência no duelo contra o Criciúma, no dia 16 de julho, que marcou a estreia do treinador pelo Corinthians. 

Pedro Henrique - Corinthians 1 x 1 Juventude
Assim que fez o gol contra o Juventude, Pedro Henrique apontou para Diego Pereira e correu até o banco de reservas (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)

O atacante passou por uma semana de trabalho de reequilíbrio muscular diretamente com Diego Pereira, o que estreitou o laço e permitiu que o jogador fosse relacionado para todos os jogos seguintes da equipe alvinegra. 

– Ele (Diego), em especial, pegou porque eu vinha de lesão e o preparador físico sempre tem um pouco mais de atenção com os jogadores que voltam de lesão. Então, ele disse que eu faria o gol, e eu disse a ele que se fizesse eu iria abraçá-lo – ressaltou Pedro Henrique. 

O camisa 15 tem ganhado espaço com Ramón Díaz, que gosta muito do atleta, que chegou ao Corinthians no início da temporada, vindo do Internacional

No começo do ano, quando Ramón ainda dirigia o Vasco, chegou a recomendar a contratação de Pedro Henrique ao clube carioca, mas o profissional já tinha acordo encaminhado com o Timão. 

Relação entre Diego e Ramón começou na Arábia Saudita

A importância do papel que Diego Pereira possui na comissão técnica de Ramón Díaz é ainda mais especial pela relação que o preparador físico tem com o treinador. 

Foram nove anos em que Pereira esteve no Oriente Médio, onde chegou para trabalhar em 2014 com Jorginho, no Al Wasl, dos Emirados Árabes. 

Em 2021, começou a trabalhar com Ramón Díaz no Al-Hilal, após trabalhar com diversos outros técnicos em passagens por: Al-Wasl, Al Ahli e Al Nasr (nos Emirados) e Qatar SC (no Qatar). 

Comissão técnica Ramón Díaz no Al-Hilal
Primeiro trabalho de Diego Pereira com Ramón Díaz foi no Al-Hilal, da Arábia Saudita, entre 2021 e 2023 (Foto: Reproduçã)

Inicialmente, o preparador não tinha como objetivo voltar ao Brasil, mas no ano passado aceitou o convite de Ramón para voltar a sua terra natal, o Rio de Janeiro, para trabalhar no Vasco da Gama. Agora, repete a dose no Corinthians. 

Já são quatro anos trabalhando com Ramón Díaz, Emiliano e o restante da comissão argentina, o que faz com que Diego Pereira já conheça os métodos e pensamento dos seus companheiros de corpo técnico, cenário que também tem facilitado o trabalho dos profissionais no futebol brasileiro. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo