Corinthians na Copinha: veja as campanhas do time na competição de base
Maior campeão do torneio, o Corinthians quer voltar a levantar o título da Copinha para aumentar sua hegemonia na competição de base
Janeiro é sinônimo de Copa São Paulo de Futebol Júnior, que já está em sua 54ª edição. Em 2024, 128 equipes estão divididas em 32 grupos, sendo que os dois melhores de cada chave avançam à segunda fase, depois à terceira, às oitavas de final, às quartas, às semifinais e à grande decisão. A bola já rola no dia 2 e termina no dia 25, quando é celebrado o aniversário da capital paulista. E um dos favoritos é o Corinthians.
E não somente por ser um dos gigantes do futebol brasileiro profissional, mas sim porque é o maior vencedor da competição de base, com 10 títulos. Entretanto, o Timãozinho não levanta o título do torneio sub-20 desde 2017. Por isso, quer voltar a soltar o grito de campeão em 2024 para aumentar sua hegemonia.
Em clima de Copa São Paulo, a Trivela vai revisitar todas as 10 conquistas do Corinthians na maior competição de base do Brasil.
Definidos onde serão transmitidos os jogos do Corinthians na Copinha 2024!
2 na @sportv e um na @CazeTVOficial, bora apoiar o Timãozinho, Fiel. pic.twitter.com/oK432i1xh2
— Identidade Corinthiana (@IDCorinthiana) December 20, 2023
Os 10 títulos do Corinthians na Copinha
1969
Logo na primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians se sagrou campeão. Na semifinal, o Timãozinho goleou o Juventus por 4 x 1. O adversário na grande decisão foi o Nacional-SP, que não foi páreo para a equipe alvinegra, que venceu por 1 x 0.
1970
E o bicampeonato provou que o Corinthians já poderia ser considerado o ‘bicho-papão' da Copinha. O Santos foi o rival na semifinal do torneio, e o Timãozinho não decepcionou: 3 x 2 no clássico. Na final, o adversário foi ninguém mais, ninguém menos do que o Palmeiras. Frente ao arquirrival, os garotos alvinegros não decepcionaram e conquistaram o triunfo por 4 x 2.
1995
O Corinthians enfrentou um jejum de títulos na Copa São Paulo, que só foi quebrado 25 anos depois. Naquela edição do torneio, que já estava muito mais consolidada e popular no Brasil, o Timãozinho passou por Guarani, Nacional-SP e São Paulo no mata-mata. Na decisão, superou a Ponte Preta por 3 x 2 na prorrogação.
O grande destaque daquele Timãozinho foi Sylvinho, que ficou marcado entre os profissionais e brilhou na Europa. Como técnico, ele chegou a comandar a equipe alvinegra entre 2021 e 2022. O time base da conquista do tri na Copinha era composto por: Nivaldo; Tupã, Paulo César, André Santos, Sylvinho; Ricardo Mendes, Hermes, Fabinho Fontes, Sandro; Jorginho e Webster.
1999
Antes da virada do milênio, o Corinthians ergueu mais uma taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Para isso, precisou eliminar Independente, Mirassol e América-MG. A grande final foi contra o Vasco, e o placar de 1 x 0 garantiu o tetra. O gol do título foi marcado por Edu Gaspar, que apareceu bem entre os profissionais e construiu parte da carreira na Europa. Atualmente, ele trabalha como dirigente no Arsenal.
Além do volante, Kléber e Fernando Baiano se destacaram no Timãozinho e na equipe principal. O time base da conquista da Copinha em 1999 tinha: Renato; Índio, Marcelo, Anderson, Kléber; Rodrigo, Edu Gaspar, Gil; Ewerthon, Fernando Baiano e Andrézinho.
🦅⭐⭐⭐🌟 Voltamos ao ano de 99, que na minha opinião, é o melhor @Corinthians que já venceu a @Copinha. Foram 7j com 7v e 20gm/3gs. Um timaço: Renato, Índio, Marcelo, Anderson e Kleber; Rodrigo Pontes, Edu Gaspar e Gil; Ewerthon, Fernando Baiano e Andrezinho. #NaMemoria pic.twitter.com/nasAavE0X7
— ✊🏿🇧🇷Аlex Tobias⭐⭐⭐🌟 (@AlexNegrunes) January 2, 2020
2004
O penta na Copa São Paulo deu início a uma nova era vencedora do Corinthians no torneio sub-20. O caminho até a final teve o Coritiba, na semi, e o São Paulo, na decisão do título. Daquele elenco campeão, os principais nomes foram o goleiro Júlio César, multicampeão entre os profissionais, e o centroavante Jô, que também está marcado na história alvinegra.
Além da dupla, aquele Timãozinho também tinha Rosinei e Bobô, esse reserva. O time base da Copinha 2004 era composto por: Júlio César; Édson, Wendel, Alemão, Fininho; Rafael, Rosinei, Ednei, Roni; Jô e Abuda.
2005
Em 2006, o Corinthians conquistou mais um título da Copinha em uma campanha marcante que resultou no aproveitamento de vários garotos no time de cima. Para conquistar o hexa no torneio de base, bateu Marília, Atlético-MG, Vila Nova e Iraty. A final foi contra o Nacional, cujo resultado foi 3 x 1 para os alvinegros.
Júlio César, Bruno Octávio, Carlão, Fábio Ferreira, Élton, Dinélson, Wilson, Abuda, Nilton e Bobô brilharam naquele Timãozinho e ganharam chance entre os profissionais. A escalação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2005 era: Júlio César; Fabiano, Fábio Ferreira, Renato, Ronny; Bruno Octávio, Carlão, Elton, Wilson; Abuda e Bobô.
2009
O hepta do Corinthians na Copinha veio após bater Sertãozinho, Ponte Preta, Fluminense e Avaí nas eliminatórias. Na grande decisão, o Timãozinho triunfou sobre o Athletico-PR por 2 x 1. Boquita e Bruno Bertucci brilharam naquela edição do torneio sub-20 e foram aproveitados entre os profissionais.
A equipe base dos campeões da Copa São Paulo de 2009 era: André Dias; Rafael Almeida, Nando, Guilherme, Bruno Bertucci; Douglas, Marcelinho, Sasha, Fernando Henrique; Boquita e Jadson.
2012
Ano mágico para o Corinthians, 2012 começou com mais um título na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O caminho até a final foi Goiás, Primeira Camisa, América-MG e Athletico-PR. Na decisão pelo título, venceu o Fluminense por 2 x 1.
Daquele Timãozinho, Giovanni chegou a ter chance no time de cima, mas a grande revelação foi o zagueiro Marquinhos, que acabou indo muito cedo para a Europa e até à Seleção Brasileira. O time campeão da Copinha de 2012 era: Matheus Caldeira; Cristiano, Antônio Carlos, Marquinhos, Denner; Gomes, Anderson, Matheus, Giovanni, Leonardo e Douglas.
2015
O enea foi conquistado em 2015, quando eliminou Grêmio Prudente, Goiás, São Caetano, São Paulo e o Botafogo-SP, esse último finalista. Aquele Corinthians sub-20 teve como maiores nomes o lateral-esquerdo Guilherme Arana, campeão com o manto alvinegro, mas hoje no Atlético-MG, e o volante Maycon, que vive indefinição sobre seu futuro após ser emprestado ao Timão.
Caíque França, Marciel e Léo Príncipe também chegaram a ter oportunidades no time de cima. A base campeão era composta por: Caíque França; Léo Príncipe, Rafael Augusto, Rodrigo Sam, Guilherme Arana; Maycon, Marciel, Matheus Vargas, Marcinho; Yan e Gabriel Vasconcelos.
Em 2015 agradecendo pela conquista da Copinha. #Arana #VaiBMG #VaiCorinthians pic.twitter.com/HlFUBDgGUB
— SCCP Nágela Gaia🎭🎱🦅🦂 (@NagelaGaia) January 17, 2019
2017
O último título da Copa São Paulo de Futebol Júnior conquistado pelo Corinthians foi em 2017, sendo que o grande nome daquela geração era Pedrinho, hoje no Atlético-MG. O Timãozinho passou por Internacional, Flamengo e Juventus antes de chegar à final.
Na decisão do título da competição de base mais importante do país, a equipe alvinegra venceu o Batatais por 2 x 1. A escalação do deca tinha: Filipe; Samuel; Thiago, Del'Amore, Guilherme Romão; Renan Areias, Mantuan, Pedrinho, Fabrício Oya, Marquinhos; Carlinhos.
E como foi a campanha do Corinthians na Copa São Paulo em 2023?
Na última edição da Copa São Paulo, o Corinthians acabou sendo eliminado ainda na terceira fase para o Sport, ao perder por 2 x 1. Por mais que o resultado não tenha sido o melhor de todos, alguns nomes importantes surgiram para os profissionais nessa geração do Timãozinho.
Os maiores deles são o zagueiro Murillo, que assumiu a titularidade entre os profissionais antes de ir para o Nottingham Forest; o volante Gabriel Moscardo, que também assumiu papel fundamental, mas está prestes a ir para o PSG.
Esse garoto é muito bom de bola!
Gabriel Moscardo nasceu em 2005 e nessa última Copinha já demonstrou um baita potencial para os próximos anos.
Guardem esse nome!
Ainda não é o momento, mas em breve veremos ele no time profissional…Hoje já treinou, como revelou @luissfabiani pic.twitter.com/OI3Sk0YcZA
— Diario do Doutor (@DoutorNews) February 23, 2023
Além da dupla, o meia-atacante Pedro, que já está negociado com o Zenit, o centroavante Felipe Augusto, vendido ao futebol belga também faziam parte do elenco. O lateral Léo Maná, o volante Ryan, os meia Guilherme Biro e Matheus Araújo e o atacante Wesley também apareceram no time de cima.