Corinthians discute demissão de Ramón Díaz e clássico vira decisivo para o futuro do treinador
Trabalho do treinador tem desagradado cada vez mais pessoas no Timão e derrota para o Palmeiras pode ser crucial para mudança de rota
Uma possível demissão do técnico Ramón Díaz foi discutida no Corinthians após a eliminação do clube alvinegro na semifinal da Copa Sul-Americana para o Racing (ARG), na última quinta-feira (31).
Porém, a decisão da diretoria foi pela permanência do treinador, pelo menos até o clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, marcado para essa segunda-feira (4), às 20h (horário de Brasília), na Neo Química.
Assim, o Dérbi se tornou fundamental para o futuro do técnico argentino à frente do Timão.
A insatisfação com o trabalho de Ramón já existe há algum tempo, inclusive de alguns atletas do elenco, mas o entendimento da diretoria é que a troca do comando é perigosa faltando sete jogos para o fim da temporada e com o time lutando contra o rebaixamento.
A proximidade do Dérbi com a derrota para o Racing também foi um dos motivos que culminou na manutenção de Ramón Díaz, pelo menos até o jogo contra o Palmeiras.
A diretoria sabe que dificilmente conseguiria encontrar um novo treinador até o duelo contra o maior rival e não queria ir para esse jogo com um interino à frente da equipe.
No entanto, um eventual desempenho ruim contra o Palmeiras, sobretudo com derrota, tornará a situação de Ramón insustentável no Corinthians.
Ramón Díaz perde aliados no Corinthians após pressão aumentar
Antes mesmo das eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana, o trabalho de Ramón já era questionado internamente no Timão. No entanto, a resistência não era tão grande.
Agora, até mesmo algumas pessoas que defendiam o treinador hoje já não possuem tanta disposição para blindar as críticas ao trabalho do profissional. Um deles é o executivo Fabinho Soldado.
O dirigente ainda defende a sequência de trabalho de Ramón, mas está incomodado com algumas questões do trabalho.
Entre elas, a relação do treinador com alguns atletas e algumas declarações públicas do argentino, principalmente em entrevistas coletivas.
Corinthians tem favorito, caso demita Ramón Díaz
Em meio aos questionamentos quanto ao trabalho de Ramón Díaz também há discussões sobre um possível substituto.
No momento, o nome do português Luís Castro é o que mais agrada à cúpula com maior influência no Timão.
Tite é uma opção que naturalmente circula nos bastidores, mas sem a mesma força de tempos atrás.
A imagem do treinador ficou desgastada com o Corinthians após ele ter recusado mais de uma oferta do clube alvinegro no decorrer do ano passado, alegando que não trabalharia no futebol brasileiro em 2023, e fechar com o Flamengo na mesma temporada.
As duas opções já são nomes no radar corintiano visando 2025. Junto a eles está Renato Gaúcho, que não deve permanecer no Grêmio após o fim do Brasileirão.
Portanto, em caso de mudança de rota e demissão de Ramón Díaz ainda nesta temporada, Castro é a opção livre no mercado
Ainda assim, o português um dos principais postulantes ao comando técnico do Corinthians, também em um cenário no qual a mudança aconteceria somente após o fim do ano.
Neste cenário, o Castro disputaria com Renato Gaúcho, que é a alternativa profissional que mais agrada o presidente Augusto Melo.