Corinthians x Cruzeiro: Hugo Souza ofusca Cássio em duelo de melhores pegadores de pênalti do país
Goleiro do Timão brilha na Arena e garante classificação à final da Copa do Brasil
Por vezes, o roteiro do futebol é previsível. A semifinal da Copa do Brasil entre Corinthians x Cruzeiro precisou ser decidida nos pênaltis. De um lado, Cássio, que fez história pelo Timão e agora está em alta na Raposa. Do outro, Hugo Souza, o sucessor do ídolo e goleiro de seleção brasileira — e brilhou a estrela alvinegra.
Neste sábado (14), o Corinthians superou o Cruzeiro nos pênaltis após perder por 2 a 1 na Neo Química Arena — na ida, os paulistas venceram os mineiros por 1 a 0. O arqueiro celeste pegou a primeira cobrança batida por Yuri Alberto, jogando a responsabilidade para os donos da casa.
Na quinta e possível última batida, Gabigol — que havia saído do banco nos acréscimos finais — viu Hugo Souza virar herói. Era a fagulha necessária para incendiar a torcida do Timão. O camisa 1 ainda pegou o pênalti de Walace para superar a Raposa e garantir a classificação à final do torneio.
Hugo Souza e Cássio, especialistas nos penais

Ao longo da carreira, Cássio se consolidou como um dos maiores pegadores de pênalti de sua geração. Só pelo Corinthians, foram 32 defesas, sendo 21 em decisões e 11 no tempo regulamentar, segundo o “Data ESPN”.
Antes da semi da Copa do Brasil, o arqueiro de 38 anos já tinha pego quatro cobranças penais pelo Cruzeiro — uma em decisões e três ao longo dos 90 minutos. Ao todo, contando o camisa 9 do Timão, Cássio já defendeu 42 pênaltis na carreira.
Já Hugo Souza também é especialista nos pênaltis. Por Flamengo, Chaves e Corinthians, o goleiro de 26 anos chegou a 16 defesas. Só com o manto alvinegro, são 10 cobranças salvas, incluindo as duas perdidas pela Raposa. Quatro em tempo regulamentar, e seis em decisões.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como foi Corinthians x Cruzeiro?

Como pede uma decisão, Corinthians e Cruzeiro entraram em campo cautelosos, estudando as estratégias do rival. Embalado pela torcida, o Timão até tentou controlar os primeiros minutos, porém, a Raposa passou a gostar do jogo e criar as melhores jogadas ofensivas.
Com um toque de bola rápido, a equipe de Leonardo Jardim encontrou os espaços pelo meio, graças à movimentação de Matheus Pereira. O time de Dorival Júnior, por sua vez, teve muitas dificuldades de equilibrar os duelos em transição defensiva.
Hugo Souza e Gustavo Henrique até evitaram um golaço do Cruzeiro, mas o Corinthians já dava indícios de que não iria aguentar muito tempo sem levar gol. Christian cruzou na medida para Arroyo, que infiltrou a grande área e cabeceou para o fundo da rede.

Na volta do intervalo, os alvinegros se atiraram no último terço, o que abriu espaço para um contra-ataque mortal celeste. A linda triangulação entre Lucas Silva, Kaio Jorge e Arroyo terminou em mais um gol.
Só que o Timão conseguiu voltar à partida por meio da bola parada. Rodrigo Garro cruzou, Cássio afastou para o meio da grande área e acabou servindo Matheus Bidu. A Raposa sentiu a reação adversária e caiu de produção, tanto que levou duas bolas na trave.
Dali até o apito final, Corinthians x Cruzeiro fizeram uma decisão aberta, com possibilidades de liquidar a partida para ambos os lados. Entretanto, tudo foi decidido nos pênaltis.



