Brasil

Sobrevida no Paulista? Corinthians goleia o Botafogo-SP e deixa o adversário em maus lençóis no Paulsitão

Com dois gols de Romero, um de Wesley e outro de Yuri Alberto, Corinthians segue na esperança da classificação

Debaixo de um temporal em Ribeirão Preto, o Corinthians conseguiu mais uma vitória. Fora de casa, e diante de 17 mil pessoas, nesta quarta-feira (14), o Timão venceu o Botafogo-SP, por 4 a 1, pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.

No primeiro tempo do jogo, as equipes tiveram desempenho parecido, tanto que foram para o intervalo empatados por 1 a 1. Mas na etapa final, o Corinthians conseguiu dominar a partida e construir o placar, fazendo dois gols em três minutos.

Com esse resultado o Timão agora soma nove ponto, zera o saldo negativo de gols e fica a cinco do líder Red Bull Bragantino que tem 14, mas ainda segue na lanterna do grupo. A próxima partida do Corinthians é o Derby, no próximo domingo (18), às 18h00, em Barueri. Já o Botafogo-SP, se complica com a derrota dentro de casa, também continua no último lugar do seu grupo e com um saldo negativo de menos sete.

Homenagem ao Doutor Sócrates, ídolo dos dois times

Antes da bola rolar no Estádio de Santa Cruz, as duas equipes homenagearam o jogador lendário que vestiu a camisa das duas equipes: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dr. Sócrates. Um bandeirão ficou estendido dentro do campo com uma do ex-jogador que faria aniversário na próxima segunda-feira (19), também foi respeitado pelas duas equipes um minuto de silêncio, ambos os jogadores ficaram com o punho cerrado durante o momento.

Lance duvidoso e penalidade para o Corinthians

Aos cinco minutos de jogo, a arbitragem marcou uma penalidade para o Timão, o lance causou duvidas, mas por ser interpretativo, não houve manifestação do VAR. O lance começou com Romero cruzando a bola para Wesley que caia pelo lado esquerdo do campo. Na hora de tentar dominar, Negueba chegou trombando no atacante. A dúvida foi sobre qual momento foi o motivo para a marcação, se teria sido pela queda do Wesley ou pela mão na bola do jogador do Botafogo-SP, na sequência.

Assim como na partida diante da Portuguesa, Maycon foi quem cobrou. O volante do Timão bateu rasteiro, mas o goleiro João Carlos conseguiu defender com o pé, colocando ela em jogo novamente e dando mais uma chance ao Timão, que viu a zaga do Botafogo-SP cometer o erro de afastar a bola na cabeça do Romero, que não perdoou e colocou a bola dentro da rede, abrindo o placar no Estádio Santa Cruz.

Gustavo Henrique salva o Corinthians do erro do Cássio

A partida em Ribeirão Preto foi a primeira de Gustavo Henrique com a camisa do Corinthians. E logo no primeiro lance em que precisou ser acionado, o zagueiro salvou o time de levar o gol de empate em um erro inusitado do Cássio.

O atacante Emerson Negueba ganhou do Caetano na corrida e tentou encobrir o goleiro corintiano, que saiu do gol para tentar a defesa, mas apesar de tocar na bola, Cássio acabou encoberto, e o atacante do Botafogo-SP, conseguiu se recuperar e finalizar por cima. A bola foi caindo, mas rapidamente Gustavo Henrique conseguiu inacreditavelmente se tirar em cima da linha e salvar o Timão de levar o empate, e o Cássio de mais um questionamento.

O empate do Botafogo-SP com um golaço em um erro de marcação

Com as chances criadas, o Botafogo teve confiança para aumentar a pressão e funcionou muito bem. Tendo mais posse de bola, o Tricolor do interior dominou as ações ofensivas, enquanto o Corinthians optou por segurar a vantagem construída lá no início do jogo.

Com o grande volume de tentativas e as boas chegadas a área defensiva do Corinthians, o gol de empate logo saiu. Aos 40 minutos, após um cruzamento na área e o corte de Félix Torres, a bola sobrou para Leandro Maciel, que sem marcação pegou de primeira e encheu o pé sem dar nenhuma possibilidade do goleiro corintiano defender, colocando fim ao jejum de três partidas sem o volante balançar as redes.

Corinthians foi certeiro na segunda etapa e sacramentou a vitória

Corinthians voltou para o segundo tempo mais focado e efetivo do que na primeira etapa, mesmo com mais posse dos donos da casa. Prova disso foi que o Timão marcou dois gols em três minutos: Romero aos nove e Wesley aos 12. 

O paraguaio fez o seu segundo na partida, o terceiro na temporada, que saiu de um contra-ataque perfeito que deixou Romero livre de marcação para chegar sozinho no lado esquerdo e colocar a bola dentro da rede.

Há tempos Wesley tem ganhado espaço dentro do time do Corinthians, já desde a época de Vanderlei Luxemburgo, mas nas duas ultimas partidas o garoto de 18 anos tem sido mais efetivo, participou dos gols diante da Portuguesa, e hoje balançou a rede. Maycon deu um ótimo passe, Wesley conseguiu limpar a marcação, e apesar de ser derrubado na área, seguiu coma jogada e chutou forte, sem chance de defesa.

Yuri Alberto marcou pelo segundo jogo seguido e foi ovacionado

O quarto gol do Corinthians foi de Yuri Alberto, que até então não tinha aparecido dentro do campo de jogo, e assim como na última partida ele saiu sozinho pelo lado, carregou a bola e finalizou no alto depois de esperar o goleiro João Carlos decidir seu plano de ação.

Esse foi o segundo gol marcado pelo camisa 9 sob o comando de António Oliveira, e assim como no domingo dentro da Neo Química Arena, Yuri saiu ovacionado de dentro do campo pelo torcedor que compareceu em Ribeirão Preto.

Números de Botafogo-SP x Corinthians – 8ª rodada do Campeonato Paulista

Finalizações (no gol): Botafogo-SP 5 x 8 Corinthians
Posse de bola: Botafogo-SP 37% x 63% Corinthians
Faltas: Botafogo-SP 11 x 11 Corinthians
Escanteios: Botafogo-SP 7 x 1 Corinthians

Próximos jogos do Botafogo-SP

  • Mirassol x Botafogo-SP – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
  • Nova Venécia x Botafogo-SP – Copa do Brasil – terça-feira, 20 de fevereiro, 19h15 (horário de Brasília)
  • Botafogo-SP x Portuguesa – Campeonato Paulista – domingo, 25 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)

Próximos jogos do Corinthians

  • Palmeiras x Corinthians – Campeonato Paulista – domingo, 18 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
  • Cianorte x Corinthians – Copa do Brasil – quinta-feira, 22 de fevereiro, 20h00 (horário de Brasília)
  • Corinthians x Ponte Preta – Campeonato Paulista – domingo, 25 de fevereiro, 20h00 (horário de Brasília)
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo