Brasil

O livro “Os Donos do Espetáculo”, referência sobre a história da imprensa esportiva no Brasil, está disponível novamente após anos esgotado

Livro único sobre a história da imprensa esportiva, "Os Donos do Espetáculo" reconstrói a evolução do setor através das décadas e é uma grande fonte de pesquisa

Alguns livros podem ser tratados como referências sobre determinado assunto, tamanha riqueza de detalhes e amplitude do apanhado histórico que fazem. É o caso de “Os Donos do Espetáculo: Histórias da Imprensa Esportiva do Brasil”, de André Ribeiro. Publicado originalmente em 2007, o livro relata o desenvolvimento da imprensa esportiva a partir da própria chegada do futebol no Brasil, com Charles Miller. Década após década, estão registrados veículos importantes, personagens históricos e sobretudo a evolução do setor. Esgotado durante anos, “Os Donos do Espetáculo” agora ganha uma nova versão em e-book, lançada nesta semana.

Os capítulos de “Os Donos do Espetáculo” acompanham a imprensa esportiva no Brasil em diferentes períodos, com o mesmo rigor e aprofundamento. Há uma vastidão de fontes utilizadas, de documentos históricos a entrevistas, que esmiúçam muito bem essas fases. Referência única sobre a história do jornalismo esportivo no Brasil, a publicação atende os anseios daqueles que apreciam a imprensa, bem como de estudantes de jornalismo – inclusive como uma base importante para pesquisas.

“No livro você encontra toda a evolução histórica do jornalismo esportivo brasileiro, desde a implantação do futebol no Brasil, em 1894. Você vai conhecer como eram feitos e produzidos os primeiros textos escritos e publicados em jornais, passando pela evolução para revistas, rádio, televisão e o fenômeno internet. Você encontra a trajetória de dezenas de jornalistas esportivos consagrados, em diversos veículos de comunicação do país, e, também, a história dos principais jornais, revistas, rádios e televisões. Uma pesquisa de fôlego, que durou anos, e agora está acessível a todos. Prepare-se para embarcar numa viagem fascinante do universo do futebol, dentro e fora das quatro linhas, com bastidores que só mesmo a imprensa e o jornalismo esportivo são capazes de produzir”, descreve André Ribeiro.

O autor, André Ribeiro, é uma das referências da literatura esportiva no Brasil. Entre seus livros publicados sobre futebol estão as biografias “Diamante Negro”, sobre Leônidas da Silva, e “Fio de Esperança”, sobre Telê Santana. O jornalista trabalhou por muito tempo na produção de programas da TV Cultura, como o Grandes Momentos do Esporte e o Cartão Verde. Além disso, criou o site “Literatura na Arquibancada”, com um conteúdo riquíssimo sobre literatura e futebol – cujo arquivo também foi transformado em e-book.

O e-book “Os Donos do Espetáculo” está disponível na Amazon, para Kindle e leituras online através do aplicativo – tanto para navegadores quanto para celulares. Além disso, pode ser adquirido por Kindle Unlimited. Clique aqui para conferir.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo