Brasil

Voz do falecido pai e festa no Maracanã: Como foi a despedida de Adriano Imperador

Imperador confraterniza com amigos, marca duas vezes e se emociona com vídeo do pai

Neste domingo (15), Adriano Imperador se despediu oficialmente do futebol. Oito anos após se aposentar dos gramados, o ídolo do Flamengo e da Internazionale reuniu ex-jogadores rubro-negros e amigos que fizeram parte de sua trajetória na Itália.

Dono da festa no Maracanã, Adriano marcou dois gols. Depois de passar em branco no primeiro tempo com a camisa do Flamengo, o Imperador, de cabeça, empatou o jogo (2 a 2) pelos Amigos da Itália.

Na sequência, vestindo novamente o uniforme rubro-negro, o ex-atacante, de pênalti, balançou as redes e garantiu a vitória do Mais Querido por 4 a 3.

Inteligência artificial recria voz de Sr. Almir, pai de Adriano

O momento de maior emoção na confraternização de Adriano ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo. Com ajuda da Inteligência Artificial, a voz do falecido Sr. Almir Ribeiro, pai de Didico, foi recriada nos telões do Maracanã.

No recado, Almir disse que todos amam seu filho e pediu para o craque vestir a camisa do Flamengo uma última vez, antes de se despedir oficialmente dos gramados.

Bastante emocionado, Adriano recebeu de sua mãe, Sr.ᵃ Rosilda Ribeiro, o uniforme flamenguista. Ovacionado pelos mais de 22 mil presentes, o ex-atacante deu uma volta no gramado para agradecer o carinho.

Imperador jogou o primeiro tempo pelo Flamengo, mais da metade da etapa complementar pela Itália, e os minutos finais novamente pelo Mais Querido, atendendo ao pedido de seu pai.

Quem participou da despedida de Adriano?

O elenco do Flamengo contou com os seguintes nomes: Zico, Romário, Diego Ribas, Petkovic, Júlio César, Djalminha, Léo Moura, Zé Roberto, Beto, Athirson, Ronaldo Angelim, Toró, Edílson, Emerson Sheik, Reinaldo, Denílson, Juan (zagueiro), Zinho e Vágner Love.

Já o time da Itália teve: Ronaldo Fenômeno, Materazzi, Córdoba, Gamarra, Burdisso, David Pizarro, Fábio Júnior, Aldair, Dida, César, Gilberto, Zé Elias e Fábio Simplício.

Romário em ação na despedida de Adriano
Romário em ação na despedida de Adriano (Foto: Imago Images)

Carreira do Imperador

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Adriano conquistou o título brasileiro de 2009 pelo Rubro-Negro e se tornou ídolo do clube da Gávea.

No futebol italiano, vestindo as cores da Internazionale, o atacante ganhou o apelido de Imperador, que perdura até hoje. Ao longo da carreira, também defendeu FiorentinaParmaRomaSão Paulo, Corinthians e Athletico-PR

Pela Seleção Brasileira, Adriano disputou a Copa do Mundo de 2006, marcando dois gols em quatro jogos.

Suas principais memórias com a Canarinho, entretanto, foram nas conquistas da Copa América de 2004 e Copa das Confederações de 2005, quando era um dos principais nomes da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo