Brasil

Como a ciência explica aquele golaço de Roberto Carlos contra a França

Vídeo explica como a bola pegou aquele efeito todo para morrer nas redes de Barthez em 1997

O golaço de Roberto Carlos continua fresco na memória de muita gente. E não apenas de brasileiros ou franceses, envolvidos naquela partida em 1997. Afinal, a curva que a bola faz para desviar da barreira e morrer no ângulo não deixou apenas Barthez incrédulo sob as traves. Mesmo que viu todo o lance, especialmente na câmera especialmente colocada por trás do camisa 6, custa a acreditar que aquilo seja possível. A explicação existe. E é preciso recorrer às leis da física para entender como tal mudança de trajetória é possível.

VEJA TAMBÉM: Recriaram o golaço de Roberto Carlos contra a França em 8-bit e ficou demais

O canal TED-Ed prepara diversas respostas científicas para acontecimentos históricos e outros elementos cotidianos. E nesta semana eles pararam para detalhar exatamente o que aconteceu com a bola naquele petardo de Roberto Carlos. É o tal Efeito Magnus, relatado pela primeira vez por ninguém menos que Isaac Newton durante uma partida de tênis. E que dependeu da perfeição do lateral esquerdo para resultar na obra-prima do Torneio da França.

A explicação está em inglês, mas é possível ativar as legendas com tradução para entender um pouco melhor. A dica é do leitor Antonio Henrique da Rocha Andrade:

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo