Em agora rara coletiva, Ramón Diaz discursa e crava o Vasco na final do Campeonato Carioca
Depois de mais de um mês, Ramón Diaz voltou a falar com a imprensa e se mostrou otimista com a situação do Vasco na semifinal do Carioca contra o Nova Iguaçu
Depois de mais de um mês, o técnico Ramón Diaz, enfim, voltou a conceder uma entrevista coletiva no Vasco. Neste período, desde o fim de janeiro, foram nove jogos com o auxiliar técnico e seu filho Emiliano Diaz falando com a imprensa após as partidas. Mas, neste domingo (10), depois de uma atuação ruim no empate em 1 a 1 com o Nova Iguaçu, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, no Maracanã, Ramón Diaz voltou a aparecer para dar explicações aos jornalistas e aos torcedores. E, como de costume, ele se mostrou otimista com a situação do time.
Assim como cravou e repetiu durante o segundo turno do último Campeonato Brasileiro que o Vasco não seria rebaixado, o técnico Ramón Diaz afirmou que o Cruz-Maltino vai passar pelo Nova Iguaçu no jogo de volta e chegará na final do Campeonato Carioca. Mais do que isso, o treinador ainda afirmou estar orgulhoso da atuação da equipe no empate em 1 a 1 no Maracanã. Ramón decretou a classificação do Vasco ainda durante um discurso inicial na sala de imprensa. Só depois, o técnico abriu o espaço para perguntas.
— É seguir competindo como estamos fazendo. Estou muito orgulhoso da equipe e os torcedores também têm que estar orgulhosos. Por uma razão muito simples e fácil que vou explicar. Primeiro que jogamos há três dias uma partida importante onde necessitamos da classificação. Passamos, com sofrimento, com muita pressão. Mas também tem que entender que a equipe hoje poderia ter ganho por dois ou três, mas também perdido. O Nova Iguaçu teve a semana de descanso, o que vai ser a nossa situação agora, já que eles vão jogar contra o Internacional e nós vamos preparar tudo para o domingo. O Vasco vai chegar à final (bate na mesa). Porque tem espírito e compromisso. É o espírito de sair perdendo e se recuperar – afirmou Ramón Diaz.
Na sequência do seu discurso, Ramón Diaz reforçou o desgaste físico que a equipe vem sofrendo. No entanto, outro pronto chamou a atenção. O técnico fez questão de criticar os torcedores do Vasco que deixaram São Januário antes do fim do jogo contra o Água Santa, quando a equipe perdia por 3 a 2 e foi buscar o empate aos 48′ do segundo tempo.
— O mais justo era o empate. Estou muito contente. Entendo que a torcida queria ganhar de 3 a 0, mas o futebol tem isso. Há que competir. Não se vá antes (do estádio), não tem que sair do estádio. Outro dia eles foram embora, nós empatamos e ganhamos nos pênaltis. O torcedor verdadeiro fica até o último competir. Não descartem o Vasco a nenhum momento. Hoje estávamos perdendo mas reagimos. O que mais gosto do Vasco é esse temperamento. Se continuarmos com esse espírito vai ser difícil para todos. A equipe vem de um desgaste, Zé, Paulo, o francês necessitavam de um descanso… Agora, no domingo chegaremos na final. Isso digo já – reforçou Ramón Diaz.
Promessa ‘Vasco distinto' para o próximo jogo
Durante a coletiva, Ramón Diaz bateu na tecla de que a atuação abaixo do esperado neste domingo se deu, em parte, pelo desgaste físico do elenco. Agora, o clube tem a semana livre para treinar de olho no jogo de volta contra o Nova Iguaçu, no próximo domingo (16), no mesmo Maracanã. Assim, o técnico prometeu que o time estará diferente no próximo jogo.
— O que mais me preocupava na nossa equipe foi o desgaste. Praticamente não treinamos nesses dois dias. Estávamos fatigados. Se o jogador tem dificuldades físicas as coisas não funcionam. Mas no domingo será um Vasco distinto – disse Ramón Diaz.
Ainda sobre o time que entrou em campo neste domingo, o treinador elogiou e estreia de Clayton. O atacante, que foi contratado nesta semana, teve poucos dias de treino e foi uma surpresa no time titular do Vasco. O jogador teve boa atuação e foi responsável por criar boas oportunidades de gols, principalmente no primeiro tempo.
— (Clayton) Tem dinâmica, muita experiência e gol. Fez três ou quatro chutes que poderiam ter resultado em gols. Necessitava dele e coloquei para jogar. Quase não treinou, mas aqui é assim. O Vasco é um grande clube. Gosto muito dele, é um grande jogador – disse o treinador.
Sem pressão para os jogadores do Vasco
Quando disse que o Vasco estará na final do Carioca, Ramón Diaz deu o famoso “soco” na mesa, que também havia dado quando falou que o time não seria rebaixamento em 2023. O treinador foi questionado se essa sua atitude seria uma forma de chamar a responsabilidade para si e diminuir a pressão nos jogadores, mas Ramón Diaz descartou a possibilidade dos jogadores estarem se sentindo pressionados.
— Os jogadores estão felizes com esse momento. Fazia tempo que o Vasco não estava nessa situação de competir e poder chegar em uma final. O clube é isso. É uma equipe grande. A torcida é uma das melhores do Brasil. Acho que domingo terão ainda mais pessoas. Estou feliz pela ajuda. Claro que temos que corrigir algumas coisas, mas com o descanso vamos fazer – disse Ramón Diaz.
Com o empate neste domingo, o Vasco vai precisar da vitória no jogo da volta, no próximo domingo (16), às 16h (horário de Brasília), para avançar para a final do Campeonato Carioca. Com melhor campanha na Taça Guanabara, o Nova Iguaçu tem a vantagem do empate.